Olá, pessoa! Estou aqui pra por o primeiro post deste blog sobre astronomia. Ele será, digamos, sobre o “tudo” da astronomia, o universo. Acho muito interessante este assunto e espero que gostem também.
UNIVERSO: O universo é constituído de tudo o que existe fisicamente, a totalidade do espaço e tempo e todas as formas de matéria e energia, tipo, digamos que ele tenho TUDO o que exista, planetas, estrelas, montanhas, extraterrestres (estamos nessa parte, hahaha), ou então o que pensamos que apenas exista...
Mapa do Universo
Ao longo da história, varias cosmologias e cosmogonias (que é o termo que abrange as lendas e teorias sobre as origens do universo de acordo com as religiões, mitologias e ciências através da história) têm sido propostas para explicar o Universo. Os primeiros a se interessarem em estudá-lo foram os gregos antigos, que propunham que o Universo possui espaço infinito e tem existido eternamente, mas contém um único conjunto de círculos concêntricos girando sobre uma esférica mas imóvel, Terra. Com o passar dos séculos, observações mais precisas e melhores teorias levaram ao modelo heliocêntrico de Copérnico e o modelo Newtoniano do Sistema Solar respectivamente. Outras descobertas na astronomia levaram a conclusão de que o Sistema Solar está contido em uma galáxia composta de milhões de estrelas, a Via Láctea, e outras galáxias existem fora dela, tão longe quanto os instrumentos astronômicos podem alcançar, sério, é bem longe meeeesmo. Estudos sobre a distribuição dessas galáxias contribuíram muito para a cosmologia moderna. O descobrimento do desvio para o vermelho e a radiação cósmica de fundo revelaram que o Universo continua se expandindo e aparentemente teve um princípio. Aparentemente.
Sistema Solar
De acordo com o modelo científico que está em vigor , que é chamado de Big Bang, o Universo surgiu de um único ponto ou onde toda a matéria e energia do universo observável encontrava-se concentrada numa fase densa e extremamente quente chamada Era de Planck, que seria a primeira fase do universo. A partir da Era Planck, o Universo vem se expandindo até sua atual forma. Diversas medições experimentais independentes apoiam teoricamente tal expansão e a Teoria do Big Bang. Observações recentes indicam que essa expansão tem-se acelerado por causa da energia escura e pelo fato de que a maioria da "matéria" está em uma forma que não pode ser detectada pelos instrumentos existentes e por isso não são contabilizadas nos modelos atuais do universo, que é chamada de matéria escura. A imprecisão das atuais observações tem dificultado as predições acerca do destino do Universo.
A Trajetória do Universo em Expansão
Atuais interpretações de observações astronômicas indicam que a idade do Universo é de 13,73 bilhões de anos, e seu diâmetro é de 93 bilhões de anos-luz. De acordo com a teoria da relatividade geral, o espaço pode expandir-se tão rápido quanto a velocidade da luz. Ainda é impossível afirmar com toda a certeza se a dimensão do espaço é finita ou infinita.
O Universo é divido em galáxias. Cada qual contém em sua formação corpos celestes, tais como: estrelas, planetas, asteroides, etc., que formam sistemas planetários.
Galáxia NGC 4594
Um Sistema Planetário
Obviamente, teria muito mais coisas sobre o Universo pra se colocar aqui, porém a minha intenção é apenas mostrar um resumo sobre assunto pra você entender melhor sobre ele em futuros posts.
Abraços ;)
Comentários:
Postar um comentário
Comente consciente!
Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog