sábado, dezembro 18, 2010

2

Melhores Descobrimentos do Espaço em 2010

  No site da National Geographic, eu encontrei um TOP 10 das melhores descobertas astronômicas de 2010. Vamos conferir?

10º: Pico das Perseidas

  As Perseidas aparecem todo ano, quando a Terra passa por dentro da nuvem de escombros deixado no rastro do cometa Swift-Tuttle. Esses escombros atingem a atmosfera da Terra movendo à 160.000 km/h e se queimam produzindo raios de luz que duram uma fração de segundo. Nesse ano, o fenômeno ocorreu em agosto. Deve ser lindo, né? Espero poder ver ao vivo um dia.

Foto: de Wally Pacholka, TWAN

9º: Hubble espia as Primeiras Galáxias

  As galáxias espionadas pelo Hubble Space Telescope's Wide Field Camera 3 conseguiram registrar imagens das galáxias mais velhas já encontradas. Elas se formaram 500 milhões de anos depois do Big Bang (que acredita-se que tenha ocorrido à 13,7 bilhões de anos atrás). Antes dessa descoberta, os cientistas acreditavam que as primeiras galáxias só tinham se formado depois de 1,5 bilhões de anos depois do Big Bang. Hum, interessante...

Foto: Imagem cedida pela NASA, ESA, G. e R. Illington Bouwens (Universidade da Califórnia, Santa Cruz), e o grupo HUDF09 

8º: Unhas de Astronautas podem cair de acordo com o tamanho da sua mão (...?)


  OK, o título ficou meio sinistro. Mas é que, de acordo com um estudo divulgado em setembro, astronautas com as mãos mais largas são mais propensos a ter a queda de suas unhas após trabalho ou treinamento usando as luvas próprias pra essa função. Mas na verdade, as lesões e os traumas de unhas não estão relacionados ao tamanho das mãos, o incômodo pode ser sentido por qualquer astronauta. Só pedi-se que eles tenham suas unhas sempre aparadas. (sério, essa descoberta é tão importante assim?)

Foto: Cedida pela NASA

7º: Fim do Tempo está Previsto

  Essa faz mais sentido. Há uma teoria que prevê que o tempo no Universo acabará dentro de uns 5 bilhões de anos. Essa teoria foi divulgada em outubro. Essa previsão vem de uma outra teoria, a da inflação eterna, que diz que o nosso Universo é mais um dentre vários outros que existem. Esta situação criam um problema com as probabilidades de cálculo, para contornar isso, especialistas usaram uma técnica matemática chamada corte. E especialistas dizem o que os cortes reafirmaram: o tempo em nosso Universo acabará uma hora.

Foto: Cedida pela NASA/ESA

6º: Planeta Habitável finalmente encontrado?

  Em setembro, astrônomos anunciaram a descoberta de um planeta terrestre 3 vezes maior que a Terra, Gliese  581g. Ela está a uma distância de sua estrela muito boa, o que o faz poder ter uma atmosfera, regiões temperadas, água líquida e, quem sabe, até vida!! O único problema é que ele não realiza o movimento de rotação, ou seja, um lado dele é sempre dia e o outro é uma noite eterna. A vida poderia ocorrer numa faixa entre estas duas regiões. De qualquer modo, já é um planeta raro de ser achado. Tomara que neste ao menos uma bactéria viva!

Foto: Ilustração cedida por Lynette Cook

5º: Incrível Meteoro Verde Brilhante!

  Um grande meteoro passou pelos EUA, em abril. Eles atravessou territórios de Wisconsi, Iowa, Illinois e Missouri, transformando a noite em um dia pintado de verde desencadeando um barulho sônico ouvido a centenas de milhas ao redor. O astrônomo Mark Hammergren disse à National Geographic que acredita que a rocha espacial que deu origem ao meteoro pode ter sido de até 1,8 metros e com 453 quilogramas. Porque que isso não pode acontecer no Brasil de vez em quando?

Foto: Cedida pela Universidade de Wisconsin - AOS/SSEC

4º: Tempestade Solar gera Estranha Aurora

  No início de Agosto, câmeras à bordo da NASA Solar Dynamics Observatory (SDO) capturou uma erupção solar que arremessou toneladas plasma carregadas com gases diretamente para a Terra. Isso causou dramáticas auroras que eram visíveis bem mais distantes do que os poloneses estavam acostumados a vê-las. Veja imagens dessas auroras aqui.

Foto: de Roy Samuelsen, My Shot

3º Maior Lua cheia brilhante do Ano

  No final de janeiro ocorreu um fenômeno lindo. A amior Lua cheia de 2010, e mais brilhante também, estava em ascensão no Oriente (é óbvio que não seria no Brasil... ¬¬ #inconformado). A Lua estava 30% mais brilhante e 14% maior do que qualquer outro momento para observá-la em 2010, isso com uma ajudinha de Marte, que estava mais próximo da Terra do que o habitual.

Que bonita *------* // Foto: de Taylor Kennedy, National Geographic Stock 

2º: Dicas de "Estruturas" Além do Universo

  O fluxo escuro não é por acaso, sugeriu um estudo de março, que reforçou o caso sobre estas "estruturas" sinistras que rondam a periferia do Universo. Em 2008 cientistas descobriram centenas de aglomerados de galáxias indo pra mesma direção a mais de 3.600 milhões km/h. Já que essa descoberta fugiu de certas teorias estabelecidas para o Universo, acredita-se que a matéria escura esteja puxando essas galáxias para fora do Universo conhecido. Em 2010 contatou-se que o fluxo escuro está adentrando mais para o fundo do Universo, à, pelo menos, 2,5 bilhões de anos-luz da Terra.

Foto: Cedida por Misti Mountain Observatory

1º: Buracos Negros Contêm Universos?

  Uma teoria acredita que o nosso Universo pode estar dentro de um buraco negro, que está dentro de um outro Universo ainda maior. Acredita-se que todos os buracos negros encontrados até agora, dos microscópicos aos supermassivos, todos eles sejam uma espécie de "portal" de um Universo para o outro. Sabe o buraco de minhoca? A tal teoria que afirma que eles sejam "portais do tempo", em que você entra em um e sai no mesmo ambiente, só que em outro ano? É mais ou menos isso. Acredita-se que no outro "lado" do buraco negro, no caso, já em outra "dimensão" (sim, isso é meio complicado de entender) exista um buraco branco. Simples assim!

Foto: Cedida pela NASA/CXC/CfA/R.Kraft et al., MPlfR/ESO/APEX/A. Weiss et al. e ESO/WFI

  Espero que tenham gostado deste post cheio de revelações (ou indagações). Até o próximo.

  Abraços ;)

2 comentários:

  1. Porra, bem legal o post =)
    Ta de parabens brother!
    Rafael Lara - O Blog das Formigas

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, é gratificante receber elogios. Faz parecer que vale à pena todo o trabalho passado pra fazer um post desse tamanho.

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog