domingo, dezembro 12, 2010

6

Terraformação

  TERRAFORMAÇÃO seria algo do tipo "transformar algum planeta (ou satélite natural) em um ambiente com as mesmas condições pra abrigar vida como as da Terra". É isso, já expliquei acabou o post. Brincadeira. Bem, como se faz pra terraformar um planeta? Isso varia. Por exemplo, se quiséssemos terraformar a Lua, primeiro seria necessário criar uma atmosfera nela. Pra terraformar o planeta Vênus, precisaríamos diminuir a sua temperatura (que está na casa dos 464 ºC) e eliminar as maior parte do dióxido de carbono que alcança 9 MPa (90 atmosferas). Outros planetas que também poderiam ser terraformados seriam Marte e Mercúrio. Outros alvos seriam asteroides e o planeta anão Ceres.

  Para fazer uma terraformação seriam necessários trilhões de dólares. Por isso é meio difícil conseguir patrocínio pra este tipo de atividade. E também a recompensa demoraria séculos pra retornar.

  Existem também muitos motivos éticos pra se fazer e pra não se fazer uma terraformação. Para alguns todos os astros deveriam ter o direito de ser um local bom pra se viver e com uma estabilidade em sua atmosfera, solos, etc. Por outro lado, para muitos, não se deve interferir nas criações do Universo, sendo que os planetas não foram feitos com o objetivo de abrigar vida. Fora o fato da terraformação deixar os ambientes muito parecidos, sem nenhuma variedade (visto que o objetivo dela é deixá-los o mais parecido com a Terra).

Concepção artística das fases de terraformação de Marte

Concepção artística da Lua terraformada

Concepção artística de Vênus terraformada (sim, são muitas concepções artísticas...)

  Na minha humilde e pessoal opinião, não devíamos fazer a terraformação. Cada planeta é perfeito do jeito que está e é isso que deixa a astronomia brilhante: a variedade de cores, temperaturas, condições em geral. O ser humano não é o dono do Universo. Os planetas não foram feitos pra ele. E nem são dele. Aliás, nem a própria Terra é dele. O ser humano é quem precisa da Terra. Além do mais se algo der errado durante a terraformação, o alvo dela pode se tornar ainda mais inóspito. E também não se sabe as causas que ela pode acarretar.

  Se você discorda de mim, pode deixar um comentário defendendo a tua opinião.

  Abraços ;)

6 comentários:

  1. Texto maravilhoso! Parabéns, autor!

    ResponderExcluir
  2. Sou de opinião oposta, planetas foram feitos para espalhar o bem mais precioso que Deus colocou no universo: A VIDA! Sou completamente a favor da duplicação da vida em nosso sistema solar. Realmente não somos dono de nada, porem somos a especie dominante nesse sistema solar e nossa obrigação moral é principalmente zelar pelo nosso mundo. Se temos condições de exaltá-lo na forma de duplicação dele, porque não fazê-lo? Planetas sem vida são planetas mortos. que beleza ha em um deserto frio e inospito como marte? Num primeiro momento pode parecer lindo, mas em uma semana vc está escomungando o lugar!Não defendo a terraformação com proposito escusos, e sim com o proposito de duplicar essa coisa linda que Deus nos deu: A TERRA!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por dar sua opinião e defendê-la tão bem. É isso o que eu mais gosto em leitores. Que eles não se influenciem com a opinião alheia.

    Abraços :a

    ResponderExcluir
  4. sou afavor de terraformar marte, venus e qualquer outro astro do sistema solar ou ate mesmo fora do sistema mas que seja pra o bem comum nao para auguns bilionarios ficar ainda mais ricos com as riquesas naturai que por ventura existam la.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com o anônimo aí em baixo!Terraformação com o propósito de espalhar a maior riqueza que temos: A vida!
    Leo, imagine Vênus, de um lugar hostil com temperaturas abrasadoras a um lugar de temperatura amena, cachoeiras, céu azulzinho, mares enormes, muito peixe, algas, e VIDA!
    Realmente, um planeta sem vida, é um planeta morto!Acho um desperdício de espaço deixar um planeta sem um pouquinho que seja de vida!Se eu pudesse terraformava os 3 teluricos restantes e enchia de animais e plantas com uma infinidade de ecossitemas!Fauna e flora diversificada, muito show isso ein?

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog