sexta-feira, janeiro 28, 2011

1

Animais que aparentemente cometem suicídio

  Estava eu, fuçando minhas revistas, quando achei uma matéria excelente pra colocar no blog na única revista Mundo Estranho que eu tenho. Animais que cometem suicídio. Será isso mesmo?

  Segundo os especialista, fora o ser humano, nenhum outro animal tem o objetivo de se matar, de querer ir dessa para melhor (ou pior, não posso afirmar). Há sempre um motivo convincente para estes atos desesperados. Seja perpetuar a espécie dando o corpo, encalhar sem querer ou mesmo cair de um precipício porque um amigo o empurrou...

Foto
Lemingues: estes pequenos roedores da Escandinávia se jogariam do alto de um penhasco em um ato suicida com o objetivo de controlar a superpopulação de sua espécie (lembrando que estes pequenos herbívoros de 15 centímetros se reproduzem com facilidade)? Não. O que ocorre é que ao se deslocarem em bandos, os lemingues passam por estes picos e alguns caem sem querer empurrado pelo companheiro que vem logo atrás.

Foto
Escorpiões: a famosa lenda de que aprisionado em meio a um círculo de fogo o escorpião se "autoferroaria" para acabar com seu sofrimento é lorota. Acontece que o bicho fica agitado num momento como este e perde o controle da sua cauda, que pode picá-lo sem querer. No fundo, o escorpião nem morre por causa do veneno da ferroada: o animal morre por desidratação causada pela alta temperatura em que foi submetido.

Louva-a-Deus: você daria seu corpo, literalmente, só para ter aquela noite romântica com sua amada? Pois é isso que o louva-a-deus macho faz, meio sem querer. Na hora da cópula, o macho chega atrás da fêmea e faz o serviço. Transa terminada, a fêmea tenta comê-lo para ficar bem nutrida e garantir uma boa chegada para os "louva-a-deusinhos". Engana-se quem pensa que o macho se mata: todos eles sempre tentam fugir, mas nem todos conseguem, o que faz parecer um suicídio.

Foto
Algumas aves: quando um predador ataca uma ave com filhotes, estas se jogam ao chão, simulando uma asa quebrada, uma tática de suicídio para segurar a atenção do predador enquanto seus querido e amados filhotes fogem. Bem, isso seria suicídio? Não. Suicídio é quando seu único e concreto objetivo é se matar. Nesse caso a ave tem a intenção nobre de proteger suas crias.

Foto
Stegodyphus lineatus (uma espécie de aranha europeia): com a comida ficando escassa, mamãe aranha  daria seu próprio corpo para ser devorado pelas crias. Isso não é suicídio. A "prática" de dar o próprio corpo como alimento aos filhotes chama-se "matrifagia" e tem como objetivo deixar os filhotes bem nutridos e permitir a perpetuação da espécie em tempos difíceis.

Foto
Bisões: durante uma forte nevasca nos EUA, no ano de 1870, cerca de 100 mil bisões se jogaram de um precipício de 1000 metros de altura. Até hoje ninguém sabe explicar ao certo o porquê desse aparente suicídio coletivo, mas nenhum especialista acredita que tenha sido suicídio. O que sabe-se é que na época o governo americano aplicava o extermínio aos bisões, que eram a principal fonte alimento das comunidades indígenas, enfraquecendo-as. Teria sido o governo americano o causador desse matança??

Foto
Baleias: parece algo até comum os noticiários darem a notícias de que alguma baleia encalhou em alguma praia. Um suicídio? Não, de novo. Na verdade fatores como doenças, poluição dos mares, ruídos de atividades navais ou pesquisas para a exploração de petróleo podem gerar uma confusão espacial na baleia, fazendo ela se perder do grupo e ir em direção às praias.

  E então? Gostou dos post? Eu, sinceramente, achei este conteúdo muito interessante!

Abraços, e até o próximo post =)

Fonte: Revista Mundo Estranho, abril de 2010. Editora Abril.

Um comentário:

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog