quarta-feira, novembro 17, 2010

0

Orquídeas

Já que o meu pai é fascinado por orquídeas e até construiu um orquidário aqui no pátio de casa, acabei por ter afeição por estas lindas flores.
  Orquídeas são todas as plantas que fazem parte da família Orchidaceae, pertencente à ordem Asparagales, uma das maiores famílias de plantas existentes. Com exmplares de espécimes extremamente variados em formas, cores e tamanhos, podem ser encontradas em todos os continentes, exceto na Antártida. Elas são mais comuns em áreas de clima tropical. As orquídeas crescem sobre as árvores, usando-as somente como apoio para buscar luz; não são plantas parasitas, nutrindo-se apenas de material em decomposição que cai das árvores e acumula-se ao emaranhar-se em suas raízes. Elas encontram muitas formas de reprodução: na natureza, principalmente pela dispersão das sementes mas em cultivo pela divisão de touceiras, semeadura in-vitro ou meristemagem.

  Orquídeas são usadas quase que exclusivamente para o uso como decorativos. Entre seus poucos outros usos, o único realmente útil é a produção de baunilha a partir dos frutos de algumas espécies do gênero Vanilla, mas mesmo assim é limitado pela produção de um composto artificial similar, mais barato. Mesmo para ornamentação, apenas uma pequena parcela das espécies é utilizada, pois a grande maioria apresenta flores pequenas e folhagens pouco atrativas. Por outro lado, das espécies vistosas, os orquidicultores vêm obtendo milhares de diferentes híbridos de grande efeito e apelo comercial.

  Apesar da grande maioria das espécies não serem vistosas, o formato intrigante de suas flores é muito atrativo aos que prestam atenção às espécies pequenas. Como nenhuma outra família de plantas, as orquídeas despertam interesse em colecionadores que ajuntam-se em associações orquidófilas, presentes em grande parte das cidades por todo o mundo. Estas sociedades geralmente apresentam palestras frequentes e exposições de orquídeas periódicas, contribuindo muito para a difusão do interesse por estas plantas e induzindo os cultivadores profissionais a reproduzir artificialmente até espécies que poucos julgariam ter algum valor ornamental, contribuindo para diminuir a pressão sobre a coleta das plantas ainda presentes na natureza.
 


Para mais informações: Wikipedia - Orquídeas

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog