sábado, fevereiro 12, 2011

12

Raças de Hamsters

  Dando prosseguimento à série de posts sobre hamster, neste eu falarei um pouco sobre as espécies que podem ser criadas em cativeiro. São todas muito distintas, com comportamentos e características físicas muito peculiares. Porém algo que todos tem em comum é a fofura e as bolsas nas bochechas que usam para guardar comida. É toda essa diversidade que faz de cada raça de hamster única. Confira abaixo as 5 espécies de hamsters domesticáveis:

Syrian HamsterHamter Sírio: O Hamster Sírio é o mais comum dentre as espécies domesticáveis de hamsters, sendo também o maior, podendo medir de 15cm a 18cm de comprimento. Tem uma expectativa de vida de 2 a 2,5 anos, podendo chegar a 4 se for muito bem cuidado. Sua cor original é o dourado (usado para se camuflar nas areias do deserto da Síria, seu país de origem), mas possui outras cores produzidas artificialmente, assim como as pelagens da espécie (confira depois nas imagens e descrições abaixo). Consome 10 a 15 gramas de comida e 30 ml de água por dia.

  Diferentemente dos outros hamsters domesticáveis, o hamster sírio NÃO pode conviver com outro hamster em sua gaiola/terrário. Ele é um animal extremamente territorialistas e prefere viver sozinho. Até mesmo os filhotes devem ser separados da mãe quando se tornam independentes. Aí você pensa: "Poxa, mas eu queria criar dois hamsters sírios na mesma gaiola!". Infelizmente não terá como. A única solução seria deixar cada um deles em uma gaiola diferente. Aí você deixa as gaiolas próximas uma das outras. Seus hamsters sírios serão como vizinhos, "cada um no seu quadrado", não brigarão e viverão felizes! Ah, essa técnica de deixar gaiolas próximas, também podem ser usadas para fazer com que um macho e uma fêmea se conheçam antes de acasalar (ou tentar).
syrian hamster
  Ainda no quesito acasalamento, se você realmente quiser acasalar hamsters sírios, é bom para ambos roedores que a fêmea seja mais nova e menor que o macho. E ambos devem acasalar apenas depois dos 4 meses. Respeite este tempo! Para acasalá-los finalmente, solte-os e supervisione os dois. Se brigarem, separe-os. Se não brigarem e fizerem o tal ato proposto, separe-os após o fim da cópula. E nem pense em deixar o macho junto com a fêmea durante e depois da gravidez. Só complicará as coisas.

  A gestação do Hamster Sírio dura cerca de 16 dias e nascem uma média de 4 a 8 filhotes. Podendo até nascer mais ou menos (quem sabe, até um único filhote).

  Eu achava que só existia aquele tipo clássico de hamster sírio. Mas não. Existem 5, digamos,  "raças de hamsters sírios".

-Pêlos Curtos (Short Haired): Esta pelagem é a original do Hamster Sírio. A partir dessa foram feitas as outras. Possui um aspecto dourado e curto.

Black Eyed Cream Syrian HamsterShort Haired Syrian Hamster

-Cetim (Satin): Este hamster possui um pêlo lustroso com um brilho definido. Este brilho faz com que a cor do pêlo se torne mais escura que o normal. Então um Hamster Sírio Cetim Branco, poderá ter um aspecto amarelado.

Yellow SatinSatin GoldenHamster sírio dourado. http://www.flickr.com/photos/annia316

-Rex: A pelagem do Rex é ondulada (eu diria até esvoaçada).


-Angorá (Long Haired): Estes hamsters sírios de pelagens longas podem ser produzidos em qualquer cor. Tinha um desses brancos para vender na Agropecuária  em que eu comprei o Hamtaro. Mas achei o Hamtaro mais fofinho.

Long haired male Black Eyed Cream Syrian Hamster
Flesh Eared White

-Sem Pêlos (Hairless): Com certeza é a raça mais exótica e rara de Hamster Sírio. Ele simplesmente não possui pêlos. Não é à toa que recebeu o apelido de Hamster Alien (#quemaldade).

jennawings hairless hamster GilletteHairless Syrian HamsterHairless Syrian Hamster

  Hamsters Sírios também possuem uma infinidade de cores, sejam elas únicas ou mistas. Veja as imagens abaixo.
Light Golden Syrian Hamster
Ouro


Cinnamon Dominant Spot Syrian Hamster
Canela

Dark Grey Syrian Hamster
Cinza Escuro
Light Grey Syrian Hamster
Cinza Claro
Rust Syrian Hamster
Ferrugem
Silver Grey Syrian Hamster
Cinza Prateado
Yellow Syrian Hamster
Amarelo
Black Syrian Hamster also incorrectly known as European Black Bear
Preto
Long haired male Black Eyed Cream Syrian Hamster
Creme
Dark Eared White Syrian Hamster
Branco Escuro
Umbrous Golden Syrian Hamster
Umbrous (não consegui traduzir, se alguém souber e me dizer o que significa, agradeço)
Black Tortoiseshell & White
Tartaruga
Yellow Black
Amarelo Escuro
Syrian Hamster Behaviour
Zibelina
Red Eyed Ivory
Marfim com Olhos Vermelhos
Red Eyed Cream
Creme com Olhos Vermelhos
Mink
Marta
Flesh Eared White
Branco
Copper
Cobre
Flesh Eared White
Chocolate
Blue mink
Marte Azul
Black Eyed Ivory
Marfim com Olhos Escuros
Smoke Pearl
Pérola
Lilac Syrian Hamster
Lilás
Blonde Banded
Loiro
  Existem ainda outras cores de hamsters, mas no site em que eu as achei as imagens não estavam divulgadas.

  Para finalizar, o preço de um hamster sírio varia de 10 a 15 reais. Preços abaixo ou acima da média são demasiados caros/baratos.

__________________________*__________________________
                                                                      
http://farm2.static.flickr.com/1053/538113664_cf9886a507.jpg
Hamster Roborovski: o Roborovski é a menos espécie de hamster mantida em cativeiro, tendo, quando adulto, de 4 a 5 centímetros de comprimento. Tem uma expectativa de vida alta se for comparada com outros hamsters, de 3 a 3,5 anos. É originário da Mongólia e China. Recomenda-se que o mantenha em um aquário, já que numa gaiola ele pode escapar por entre as grades. Outra dificuldade de manter este animal em casa é o seu tamanho e agilidade. Por ser muito pequeno e muito rápido (o mais rápido dentre os hamsters), manuseá-lo é algo que necessite extrema perspicácia.

  A gestação de uma fêmea dura em torno de 20 a 30 dias, podendo gerar de 4 a 8 filhotes por ninhada.

  Ao contrário do hamster sírio, o roborovski pode sim viver com outros hamsters da mesma espécie, contanto que eles tenham sido acostumados com a presença do companheiro antes de completar 3 meses de vida. Infelizmente não é permitida a entrada dessa espécie de hamster no Brasil =(

  Ela custa cerca de 50 reais.

  Existem duas versões de Roborovski. O normal e o branco.

Normal Roborovski HamsterWhite Faced Roborovski Hamster

  As informações sobre o Roborovski são vagas. Essas foram as informações sobre eles que eu consegui juntar :)

__________________________*__________________________


Hamster Chinês: O Hamster Chinês é natural da Mongólia e China e tem uma média de tamanho que varia de 10 a 12 centímetros de comprimento. É um hamster sociável, podendo conviver com outros hamsters, desde que eles tenham se conhecido e vivido junto antes de completar 3 meses de idade. Tem uma expectativa de vida de 2 a 3 anos.

  Quando grávida, a fêmea pode se tornar muito agressiva, recomendando deixar vários esconderijos na gaiola para o macho se esconder ou até mesmo trocá-lo de gaiola até o nascimento dos filhotes.

  O Hamster Chinês é um hamster muito raro devido as dificuldades de reproduzi-lo. É frequentemente confundido com o Hamster Russo Campbells. Mas é até fácil diferenciá-los: o hamster chinês possui um "rabinho" até comprido, já o Hamster Russo Campbell tem um rabo muito pequeno. Confira abaixo:

Tandem Whisker Climbing por Miss Shari.
À esquerda um hamster chinês. Percebam o rabo e compare com os dos hamsters anões-russos à direita

  Sua cor original é marrom com uma linha dorsal preta. Mas também existem as variedade cinzas com manchas brancas.

  Infelizmente não achei mais tantas informações importantes sobre este animal (as outras seriam sobre gaiolas, assuntos que eu traterei em outro post.

__________________________*__________________________

dwarf campbells russian hamster
Hamster Anão-Russo Campbells: Estes hamsters são a segunda espécie doméstica de hamster mais comum, atrás do sírio. O Anã-Russo Campbell é um hamster muito fofo (como todos os outros) que mede de 10 a 12 centímetros de comprimento e vive em média de 1,5 a 2 anos, podendo chegar a 4. Possui pêlos nos pés e os machos são geralmente maiores do que as fêmeas. É um animal sociável, podendo viver com outros da sua espécie no mesmo habitat, desde que tenham sido acostumados com os companheiros antes de completar 3 meses de vida. Não são tão tolerantes aos humanos quanto os hamsters sírios, por isso podem não gostar de colo e carinho.

  É um animal natural das estepes e semidesertos da Ásia Central. É muito confundido com o hamster-chinês, sendo que em 95% dos casos em que você ficar em dúvida se é um chinês ou um anão-russo, será um anão-russo. O tempo de gestação de uma fêmea dura cerca de 18 a 21 dias.

  O anão-russo campbell possui, assim como o hamster sírio, diversos tipos de pelagem e cores (mas não tão variadas quanto as dos sírios). Veja os tipos de pelagens, as raças do hamster anão-russo campell:

-Rex: Esta raça surgiu no Reino Unido. Sua pelagem é suave e ondulada e os bigodes são encaracolados.

Rex Russian HamsterRex Russian Hamster

-Cetim: Este tipo de pelagem é brilhante e geralmente a cor tende a se tornar mais escura do que é de fato. Pelo que eu percebi comparando com outras imagens, o Cetim é o mais comum nos Anões-Russos Campbells.

Picture of Campbells Satin

-Ondulado: Possui pêlo longo, ondulado e bigodes encaracolados quando jovem. Infelizmente não achei nenhuma imagem que eu possa ter certeza de que se trate desse hamster.

  Abaixo as variadas cores que um anão-russo campbell pode ter.

Albino Campbells Russian Hamster
Albino
Picture of Black Campbells Russian Hamster
Preto
Normal Umbrous Dwarf Campbells Russian Hamster
Umbrous (sério, como se traduz isso?)
Argente Campbells Russian Hamster
Argente (?)
Black Eyed Argente Dwarf Campbells Russian Hamster
Argente com olhos pretos
Normal Campbells Russian Hamster
Cor normal, original
Opal Campbells Russian Hamster
Opala
Picture of Blue Fawn Dwarf Campbells Russian Hamster
Fulvo Azul
Picture of Lilac Fawn Dwarf Campbells Russian Hamster
Fulvo Lilás
Picture of Blue Dwarf Campbells Russian Hamster
Azul (O.O'''')
Lilás com olhos vermelhos
  Ainda existem outras cores que não foram postas aqui.

__________________________*__________________________

Normal Winter White Russian HamsterHamster Anão-Russo Winter-White: A última raça de hamster deste post também é conhecido como Hamster Siberiano ou Hamster Albino. Mede de 8 a 10 centímetros de comprimento. A gestação e a expectativa de vida desta espécie são as mesmas do seu parente Anão-Russo Campebells.

  Uma característica muito interessante deste hamster é a sua capacidade de se camuflar. Na natureza, durante o inverno, a pelagem do Winter-White se torna mais clara, o que o faz ficar mais parecido com a neve. Assim ele pode se camuflar e escapar dos seus predadores. O legal é que, mesmo com a sua domesticação, essa característica ainda persiste.

  O Winter-White é mais compacto que o Campells, tem olhos mais proeminentes, uma espinha curvada que lhe deixa com um aspecto ovalado e é muito mais raro e difícil de ser encontrado em Pet Shops.

  Sua pelagem original é como a da imagem ao lado do título: cinza escuro, com o subpêlo ainda mais escuro. Mas existem outras cores, claro. Confira-as abaixo:

Normal Winter White Russian Hamster
Normal, original
Picture of Pearl Winter White

Sapphire Winter White Russian Hamster
Safira
  Existe ainda outra cor, a imperial, com a barriga branca. Não achei imagens dessa cor.

__________________________*__________________________  

  E assim eu termino, finalmente, o post sobre as espécies de hamsters. Juro que eu não tinha a intenção de deixar o post tão grande, mas acho que foram as imagens que agigantaram ele, hehe.

  Meus sinceros agradecimentos a estes sites que foram uma fonte importantíssima para este post ficar concluído: PETS BR, HAMSTER BALL e PET WEBSITE (as imagens foram tiradas destes sites também).

  Abraços =)

12 comentários:

  1. Uau!fiquei impressionada com os hamsters azul e lilás :e!

    Adorei o blog, fiquei triste por não poder entrar um roborovisk no Brasil mais eu tenho um Anão-russo e meus primos tem dois Hamster Panda!

    Vou ter acesso recentemente! Parabéns :n

    ResponderExcluir
  2. Amei o seu blog!principalmente por que eu sou viciada em hamsters!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Você sabe informar se um campbell normal pode cruzar com um argente?
    E se os filhotes nasceriam saudáveis?

    ResponderExcluir
  4. "Argente" é apenas um tipo de coloração do campbell, a espécie ainda é a mesma, então acredito que eles possam sim cruzar e gerar descendentes saudáveis :)

    ResponderExcluir
  5. eu não achei a minha...


    ela é branca com umas manchas grandes na cor marrom bem clarinho

    ResponderExcluir
  6. Muito obrigado pelas informasoes.tenho 3 hamsters e adoro eles.:)

    ResponderExcluir
  7. Uma hamster sírio dourada poderá ter filhotes de que cor?

    ResponderExcluir
  8. tenhu um hamster ou é chines ou anao russo ainda n consigo identificar......mas o blog é muito bom de cassio gabriel .....

    ResponderExcluir
  9. Muito legal !!!!! Eu gostaria de saber onde em florianópolis posso comprar anão winter white obrigado

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog