Foto |
Dando prosseguimento ao post sobre um animal por dia, hoje falaremos de um animal muito lindo: raposa-da-ártico (sim, já está no título, mas eu preciso fazer estas coisas, repetir o nome, pra deixar o post com um início legal e chamativo, começar ele já falando do animal fica meio chato e científico demais). Bem, após estas revelações sobre um bom post, conheça melhor esta raposa:
Também conhecida por raposa-polar, a raposa-do-ártico (Alopex lagopus) habita o locais do Hemisfério Norte. Com uma longevidade que varia de 3 a 10 anos, ela tem uma comprimento médio de 50 cm e 1 metro e, até o ombro, tem 28 cm de altura. Pesa de 2,5 a 7 quilos. Sua cauda tem cerca de 30cm.
Foto |
Quanto a sua pelagem, ela é branco. Porém no verão ela torna-se castanha-parda. Para não correr o risco de afundar na neve, possui patas grandes com pêlo lanudo, que funciona como um antiderrapante e confere isolamento.
Foto |
A vida de um raposa-do-ártico não é lá muito fácil. Elas percorrem cerca de 2.300 quilômetros todos os anos enquanto procuram comida. Ela caça lemingues, ratos, dentre outros mamíferos, caranguejos e peixes na costa, assim como aves marinhas e seus ovos. Uma curiosidade é que as raposas-do-ártico tem o hábito de seguirem ursos-polares, colhendo o resto que estes deixam de suas caças, principalmente à focas. Sendo que, onde vivem, o inverno é extremamente rigoroso, as raposas-do-ártico costumam armazenar comida em tocas e consumi-las durante a estação fria.
Foto |
No início do verão, uma média de 6 à 10 crias, são "produzidas" por um casal de raposas-do-ártico, depois de 50 dias de gestação da mãe. Outras fêmeas podem ajudar a criar os filhos de um casal. Um raposa-do-ártico se reproduz toda a sua vida com o mesmo parceiro. Os filhotes ficam em zonas, que podem ser tocas, geralmente sem muito gelo e entre pedras. Estas zonas podem ter até 250 entradas, mostrando-se muito complexa, tanto que podem ser usadas por até 300 anos.
Fora deixar os filhotes, estas tocas também são usadas para armazenar o alimento (como foi mencionado anteriormente) ou um abrigo contra o mau tempo e para a fuga de predadores.
É isso, espero que tenham gostado.
Abraços =)
Fonte: Wikipedia
Você ganhou um selo, passa lá no blog pra pegar! E feliz natal e ano novo, ainda que atrasado XD...
ResponderExcluirSucesso!
Animal em Risco
(www.animalemrisco.co.cc)
O Blog Selvagem!
Esse blog é maravilhoso!
ResponderExcluirMuito Obrigada pelas informações sobre a raposa-do-artico.
ResponderExcluirprecisava fazer uma pesquisa e foi muito bom ter encontrado esse blog!
OBRIGADA
Muito obrigado, Simone! É bom saber que o meu blog te ajudou.
ResponderExcluirBjs
Ótimo blog! Parabéns!!
ResponderExcluir