segunda-feira, janeiro 10, 2011

0

Proteja seu animal!!


  Descobri que o meu poodle está com verminose. E uma verminose forte. Vamos ter de injetar umas vacinas nele duas vezes ao dia, durante sete dias.

  Minha mãe levou ele ao veterinário hoje. Lá ela recebeu um folheto explicando mais sobre essas doenças. Como eu não quero que nenhum cão no mundo sofra com isso, vou colocar tudo o que está nesse folheto, para você ficar por dentro do assunto.

Obs: Geralmente eu adapto os textos à minha forma, mas desta vez irei copiar mesmo. Assuntos assim, toda a informação nunca é o bastante.

Verminoses: riscos aos cães e gatos

O que é verminose?

  Verminose é uma infecção intestinal muito comum em cães e gatos, provocada por vermes, que acomete tanto filhotes como adultos. Existem vários tipos de vermes que são classificados entre "redondos" e "chatos".

Como os animais podem se infestar?

  Os animais podem se infestar de diversas maneiras, como passeios na rua, na praça ou na praia. As formas de infestação vão desde a ingestão de ovos e larvas dos vermes presentes no ambiente, penetração de larvas na pele e até mesmo via placentária ou mamária.

Quais os danos que os vermes podem causar aos animais?

  Os vermes podem causar vários danos aos animais, como obstrução ou ruptura intestinal, anemia, diarreia, vômito, convulsões, pneumonia, emagrecimento progressivo e pelos ásperos e sem brilho. Porém, as aparências enganam! Animais com aspecto saudável também podem ter vermes. Consulte seu Médico Veterinário regularmente para exames de rotina e vermifugação adequada.

Zoonoses: risco ao homem

O que são zoonoses?

  São doenças naturalmente transmissíveis entre os animais e o homem. As zoonoses mais comuns são as verminóticas.

O que são as zoonoses verminóticas?

  São as zoonoses causadas por vermes que podem dar origem a problemas de pele, como o bicho-geográfico e, dependendo de onde o verme se aloja, chegam até a provocar cegueira e outros problemas graves.

Como uma pessoa pode se contaminar?

  Em parques, praças, areia ou até mesmo em casa. As crianças brincam e colocam a mão na boca, com risco de se contaminarem; porém adultos e crianças também podem se infectar através da pele, andando descalços em locais infestados.

Conheça os riscos de zoonoses causadas por vermes dos cães e gatos:

Larva migrans cutânea ou bicho-geográfico:

  O que é?

  Caracteriza-se pela penetração da larva do verme Ancylostoma spp. através da pele, formando lesões sinuosas que se assemelham a um mapa, causando muita coceira. O tratamento é lento, porém há cura.

  Contaminação

  Cães e gatos com verminose contaminam praias, tanques de areia e jardins de parques infantis através das fezes que possuem ovos de Ancylostoma spp. Esses ovos se transformam em larvas que estão prontas para penetrar na pele de animais e pessoas. Nos animais resultará na verminose intestinal e no homem, na zoonose bicho-geográfico.

Larva migrans visceral


  O que é?


  Caracteriza-se pelo alojamento das larvas do verme Toxocara spp. em diferentes partes do corpo humano. Os sintomas podem variar de dores abdominais, náuseas, vômitos, tosse e febre, até o estrabismo, dominuição da visão e cegueira, caso haja alojamento da larva em tecidos oculares.

  Contaminação


  Ingestão, acidental do ovos do verme Toxocara spp. que pode ocorrer através do contato com solo ou objetos contaminados (mãos levadas à boca).

Diplidiose


  O que é?


  Ocorre quando há ingestão acidental dos ovos do verme Dipylidium caninum através de objetos ou pelo hábito de levar a mão à boca. Pode ocorrer também a ingestão acidental de pulgas contaminadas pelo Dipylidiu caninum, causando danos intestinais.


  Contaminação


  Ocorre tanto pela ingestão dos ovos do parasita presentes no ambiente em que o animal contaminado vive, quanto pela ingestão da pulga contaminada pelo verme, principalmente quando os animais dormem na cama junta às pessoas.

Giárdia também é risco


Giardíase


  O que é?


  É uma zoonose com sintomas semelhantes aos causados pelos vermes, porém é causada por um protozoário chamado Giardia spp. Sintomas: diarreia, dores abdominais, flatulência, fadiga e má absorção dos alimentos.

  Contaminação


  Ocorre através da ingestão acidental de cistos de giárdia frequentemente encontrados na água, verduras e frutas. Estes cistos sobrevivem por longos períodos no ambiente e são resistentes à maioria dos desinfetantes comuns.

  Cuidados com o ambiente


  Remover as fezes do ambiente antes da sua lavagem, para que se evite a dispersão dos cistos dificultando a descontaminação do ambiente. Limpar o ambiente com composto de amônia quaternária.

Exerça a posse responsável. Simples atitudes ajudam você a praticar:

Cães:
  • Recolha as fezes dos cães durante os passeios;
  • Antes de lavar o ambiente, recolha as fezes do animal para não aumentar a contaminação ambiental;
  • Use produtos de limpeza indicados para o controle dos agentes causadores de zoonoses, como amônia quaternária ou água sanitária;
  • Higienize comedouros e bebedouros com frequência;
  • Vermifugue regularmente o seu cão conforme recomendação do Médico Veterinário;
  • Faça uso de antipulgas regularmente, pois as pulgas podem transmitir o verme Dipylidium caninum;


Gatos:
  • Recolha as fezes dos gatos com o auxílio de pás;
  • Remova as fezes da caixinha de areia diariamente;
  • Higienize os objetos utilizados para manejo (caixinha de areia, pá coletora, comedouro e bebedouro) com frequência;
  • Vermifugue regularmente o seu gato conforme recomendação do Médico Veterinário;
  • Faça uso de antipulgas regularmente, pois as pulgas podem transmitir o verme Dipylidium caninum;


Saquinho de papel ou plástico: Indispensável quando você vai passear com seu cão. Além de manter limpa a cidade, ao recolher as fezes do seu animal você pode evitar a transmissão de doenças.

  Ficou com alguma dúvida? Visite o Bayer Pet e saiba mais! Lá não tem só explicação sobre doenças, também há listas com raças, fases da vida, e muito mais sobre cães e gatos.


  Espero que este post tenha ajudado. Abraços =)

Obs: as imagens deste post são todas pegas do Bayer Pet.

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog