sábado, fevereiro 12, 2011

12

Topolinos: Conheça este pet!

http://www.flickr.com/photos/pepsii
Foto

  Ultimamente eu ando pequisando muito sobre roedores. Depois que você tem um percebe o quanto são legais. Na minha opinião são animais de estimação perfeitos só perdendo para os cães. Hoje falarei de outro roedor que anda ganhado espaço e popularidade nos lares brasileiros: o topolino. Saiba mais sobre ele:

  O topolino é um pequeno camundongo doméstico. É muito popular nos EUA e Europa (onde é chamado de "mini mouse" que significa "minirrato"), mas como já disse, tem ganhado espaço no Brasil.

Foto
Comportamento: Topolinos são animais sociáveis que podem conviver em colônias. Em relação à humanos também são dóceis, mas como qualquer roedor curioso, gosta de "dar uma fugidinha". Por isso não é aconselhável deixá-los na mão de crianças, pois eles são ágeis o bastante para conseguir fugir. Por ser amigável, o topolino só morde em casos extremos, como quando está sendo apertado. Fora isso, mordidas vindas dele são quase impossíveis.

Características: O topolino possui uma visão razoável, audição e olfato apuradíssimos e um ótimo equilíbrio. Mede de 8 a 13 centímetros de comprimento (contando a cauda), possuindo peso de 21 gramas, em média. Infelizmente vive apenas 1 ano, podendo chegar, com sorte, a 1,5 ano. Tem, originalmente, hábitos noturnos que podem se tornar diurnos em cativeiro. Como já foi dito, são ágeis, adoram correr, saltar e cavar. Ócio é algo que eles só praticam enquanto dormem. Topolinos tem orelhas grandes, olhos pequenos, narizes pontudos e rabos compridos. Sua pelagem mais comum é o branco e preto, mas existem outras opções de cores.

Alimentação: Apesar de serem onívoros, topolinos tem preferência por se alimentar de sementes e grãos. Não dê sementes de girassol a eles, pois pode causar problemas no fígado. Fora isso, pode alimentá-los com ração de roedores normalmente. Eles se alimentam de 15 a 20 vezes por dia. Por isso deixe sempre o pote de comida dele cheio. O mesmo com a água.

Higiene: Topolinos têm o hábito de se limpar sozinhos (assim como hamsters e ratos). Os donos podem contribuir ainda mais com a sua higiene limpando a gaiola onde o bicho vive duas vezes por semana. A comida e a água devem ser trocadas a cada 3 dias.

Habitação: Se fores optar por deixar seu topolino em uma gaiola, cuide para que os espaços entre as grades sejam mínimos, pois topolinos "se enfiam" em qualquer canto. O idel para este roedorzinho seria um aquário, com um espaço aberto na parte de cima para o ar entrar no ambiente. Quanto ao tamanho da gaiola, tente conseguir uma com o maior tamanho que seu dinheiro puder pagar. Topolinos precisam de bastante espaço pra gastar sua energia. Também necessitam de comedouro, bebedouro, casinha para dormir (de plático, de preferência) e uma rodinha para se exercitarem. Quanto à forração, opte por serragem ou areia especial para gatos. De preferência, crie dois topolinos no mesmo ambiente, para um fazer companhia ao outro =)

http://www.flickr.com/photos/goldfish_bowl
Foto
Reprodução: Depois de completar 42 dias de vida, os topolinos já são sexualmente ativos. Para reproduzi-los, basta deixá-los juntos na gaiola, eles saberão o que fazer, se é que me entendes. A gravidez da fêmea dura de 19 a 21 dias. Durante este período o macho pode ficar na gaiola com ela. Cuide para nunca faltar água ou comida para a futura mamãe. Nascem de 3 a 8 filhotes todos com o tamanho de um grão de feijão. Durante a primeira semana de vida dos bebês não limpe a gaiola e nem toque neles, correndo o risco da mãe não os reconhecer mais e os comer O.O.

  Gostaram dos topolinos? Eu confesso que achei um roedor muito interessante. Só achei chato o seu curto tempo de vida. Ao menos é um estímulo para reproduzi-los!

  Neste vídeo é possível observá-los como são quando bebezinhos *-*


  Abraços =)

12 comentários:

  1. Oi, sou eu mesma.... Estou criando mini coelhos agora!
    O site foi feito hj, vc é rapido hein :n

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu eu pensando que de Topolino só existia a revista. :o

    ResponderExcluir
  3. Topo em italiano quer dizer rato e topolino é o diminutivo, ratinho; por isso é conhecido como mini mouse. Apesar de ter origem japonesa. O.o

    ResponderExcluir
  4. KKK, nossa, o nome passou por uma miscelânea de culturas. Obrigado pela informação extra ^^

    ResponderExcluir
  5. ooi, acabei de ganhar um topolino, podem me dar algumas dicas por e-mail? isisafranco@hotmail.com

    ResponderExcluir
  6. Adorei as dicas :)
    Meu visinho comprou um topolino e infelismente o coitadinho vive em péssimas condições "/
    Mas como eu não deixo esse tipo de coisa passar, vou comprar dele e cuidar do bichinho com muito amor e carinho *o*

    ResponderExcluir
  7. Own, muito legal isso que você fará, Geovana.

    Talvez comprar um bichinho novo e cuidar dele gere muitos gastos e um certo sacrifício, mas depois que você se acostumar com ele, vai perceber o quanto valeu a pena ganhar mais um amigo :t

    A saúde deles sempre em primeiro lugar.

    Abraços :a

    ResponderExcluir
  8. gostei muito das dicas,mas...gostaria q me ajudasse a formaruma colonia,tipo;QUE TAMANHO DEVO MANDAR FAZER O AQUARIO,Q TIPO DE COISAS ALEM DO Q JA SOUBE NESSE MARAVILHOSO BLOG.Eu ja tenho 8 topolinhos e quero dar a eles um LAR DECENTE rs.desde ja agradeço,espero q possa me ajudar.bjs

    ResponderExcluir
  9. Em relação ao tamanho do aquário, um de 300 litros seria o idel para conter de 4-10 topolinos, então, já que você tem 8, compre um aquário de 300 litros.

    ResponderExcluir
  10. Tá louco brother, você faz idéia o que são 300 Litros. É mais que a metade de uma caixa d'água normal (500 litros). Eu acho que você quis dizer 30 litros.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, você tem toda a razão! Nem me toquei quando escrevia. Não sei se fui eu quem me confundi ou a fonte estava errada. Sim, devem ser 30 L. Obrigado pela correção.

    ResponderExcluir
  12. tenho uma hamister e uma topolina ela ja esta comigo a mais ou menos 2 anos e espero q continue por muito mais tempo....

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog