sexta-feira, dezembro 10, 2010

0

Plantas Carnívoras

  Plantas carnívoras são plantas que produzem enzimas que servem pra digerir insetos, seres microscópicos aquáticos, moluscos, aracnídeos e até pequenos vertebrados como sapos, pássaros e roedores. Dessa maneira ela produz compostos nitrogenados que são usados para seu aproveitamento. Plantas carnívoras são mais comuns em solos pobres em nitrato, composto essencial pra plantas, necessitando assim obtê-los através da captura de insetos. Conheça algumas famílias de plantas carnívoras:

*Nepenthaceae: são plantas carnívoras que possuem uma folha em formato de jarro. No interior desse jarro se encontra um líquido. É neste líquido que os animais ficam presos ao escorregarem na borda do jarro.

Nepenthes sibuyanensis

Nepenthes Ampullaria

Nepenthes Rajah

*Sarraceniaceae: estas plantas carnívoras são parecidas com as da família Nepenthaceae, porém a "folha fatal" dela sai da terra.

Darlingtonia californica

Sarracenia Flava

*Droseraceae: estas plantas possuem gotículas de um líquido pegajoso em suas folhas e caule. A presa que pousar nelas fica preso. Neste instante a planta se dobra, prende a presa e suga o seu corpo. Não achei imagens dessa plantas, mas acho que este vídeo descreve elas (caso não seja, deixe um comentário indicando do meu erro):

video

*Lentibulariaceae: esta família possui plantas aquáticas. Suas folhas submersas possuem pequenos câmaras vazias com pêlos. Quando alguma larva ou protozoário encosta neste pelos, a câmara se abre e a água entra dentro dela, levando a presa junto.

Pinguicula Vulgaris

Genlisea Violacea

  Espero que tenham gostado do post. Se você ficou interessado em adquirir plantas carnívoras pra cultivo, procure uma ao seu gosto no Carnívoras.Net.

  Abraços ;)

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog