terça-feira, dezembro 21, 2010

3

Porque cachorros pequenos latem mais?

  Por um motivo que muitos provavelmente já suspeitavam: devido ao seu pequeno porte não causar nenhum medo, é preciso muitos latidos para chamar a atenção e impor sua presença.

Foto original

  Além do mais os cachorros pequenos que mais latiam se deram melhor em suas tarefas. Pastores de Shetland que mais latiam eram os mais valorizados na hora de tocar o rebanho. Já pequenos caçadores, como os terriers, beagles e dachshunds, precisavam soltar mais o gogó na hora de avisar que a presa havia sido encontrada.

  "Eles foram encorajados a latir e recompensados por isso. Está no seu DNA", disse Luelyn Jockymann, veterinária especializada em comportamento canino à revista Superinteressante.

  Outros fatores que também impulsionam os "minicães" a latir podem ser a baixa socialização, pouco visibilidade do ambiente externo ou mesmo condicionamento na criação.

  Ou seja, muitas vezes o excesso de latidos não está no fato de o cão ser pequeno e sim por viver em um apartamento. Ou a falta de atenção, coisa que todo cão necessita.

  Pra evitar esse problema, acostume o cão, entre a 7ª e 12ª semana de vida com visitas e outros estímulos ambientais. Depois desse tempo fica mais difícil parar a mania de grandeza dos baixinhos.

  Confira os cães campeões em cada categoria de latido:

O que mais late: Não tem um em específico. Estas cinco empatam: yorkshire, fox terrier, beagle, west highland e schnauzer.

Yorkshire // Foto


Beagle // Foto


Fox Terrier // Foto

West Highland // Foto

Schanuzer // Foto

O que late mais alto: Com um latido de 105 decibéis (mais altos que os de uma bateria de escola de samba ou a sirene de uma ambulância) o vencedor é o rottweiler.

Rottweiler // Foto

O que late mais fino: Schnauzer miniatura. Originário da Alemanha, costumava ser usado no combate aos ratos (não seria mais lógico usar um gato??). Os pêlos do focinho o protegiam das mordidas dos roedores. Já tem uma foto dele, mas como ele venceu de novo, ponho uma diferente:

Foto

O que late mais estranho: Este prêmio, talvez não tão cobiçado, vai pro pug. É provável que seu focinho limite a propagação do ar em seu canal nasal. Daí o latido que pode lembrar um engasgo às vezes.

Foto

  Espero que tenham gostado dessa viagem ao "mundo do latido", hehe.

  Abraços =)

Fonte: Revista Superinteressante, Agosto de 2008. Editora Abril. Visite o site.
Adaptação do texto: Leo Souza

3 comentários:

  1. Nos cachorros pequenos que latem mais alto,vc esqueceu do pincher,minha avó tem um e ele late muito,não sei se é para ninguém chegar perto de mim.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu esqueci de mencionar no post, mas os pinschers ficam em segundo lugar. Por incrível que pareça, existem cães que latem mais alto do que eles!

    ResponderExcluir
  3. eu gosto de cachorro bonito

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog