quinta-feira, janeiro 06, 2011

1

Asno *---*

Foto

  Depois de uma conversa com o Dener (veja uma entrevista que ele deu, junto à amiga dele, aqui) passei a admirar mais os asnos. Então, farei um post sobre eles.

  Asnos, também conhecido como burro, jegue e jumento (Equus asinos), é um animal doméstico muito utilizado seja para transporte de cargas ou meio de locomoção. Eles são parentes dos cavalos, sendo domesticados à cerca de 5.000 a.C., possui o focinho e as orelhas bem compridas.

  Há muitas raças de asnos, mas na maioria delas no Brasil o comprimento fica na média de 1,35 a 1,45 metros e a altura com medidas de 1,10 a 1,15 metros. Possuem uma expectativa de vida de 15 a 18 anos, podendo atingir 30 ou mais. Com três ou quatro anos já está com seu desenvolvimento completo e, assim como os cavalos, é possível descobrir a sua idade examinando seus dentes.

Foto
  É triste ver como burros são preguiçosos. Mas isso não é do animal. No Oriente, onde são bem tratados, eles possuem a mesma vivacidade do cavalo. Os burros ficam preguiçosos por serem muitas vezes descartados e até açoitados. O que é algo muito idiota, sendo que asnos são animais perfeitos: eles se contentam em comer forragem e grãos, coisa que outros animai rejeitariam. Só precisa-se que a sua água seja límpida e sem cheiro.

  O leite de burra é muito consumido em algumas regiões servindo como um tônico para pessoas mais debilitadas e com o estômago fraco. Este leite começou a se espalhar como forma terapêutica quando um rei da França, que estava debilitado, teve um súbito melhoramento na saúde.

Foto
  A carne do asno é muito dura, sendo consumida por muitos povos. Sua pele é usada na fabricação de diversos objetos, como tambores, calçados, as tendas dos árabes nômades, etc. Suas fezes é um excelente adubo.

  Depois de toda essa explicação eu te pergunto: como um animal com tantas funcionalidades a favor de nós, humanos, pode ter seu nome como uma forma de xingamento? Não entendo...

  O asno mais famoso, com certeza, foi o Burro, dos três filmes do Shrek. Não há como não se divertir com ele.

  Então é isso, espero que tenham gostado do post. Até o próximo, abraços =)

Fonte: Wikipedia
Fonte 2: O Sótão da Inês (acho que é esse o nome)

Um comentário:

  1. Asnos são incríveis *-*. Esse texto foi esclarecedor para mim! Esse blog arrasa!

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog