quinta-feira, fevereiro 03, 2011

2

Chocolate: veneno para cães

Foto 

  Só de olhar a carinha de pidão do seu melhor amigo, que subentende algo como: "Me dá um pouco de chocolate?", você sente vontade de dar o chocolatinho que ele tanto pede, né? Pois não faça isso! Chocolate faz mal a cães, e muito.

  Segundo especialistas, o chocolate possui teobromina e cafeína, dois estimulantes que podem deixar o cachorro numa enorme enrascada. Também não é um farelinho de chocolate que vai matar o cachorro (mesmo se for um farelo, não dê), para o doce ser letal é preciso fazer uma balança entre a concentração das substâncias no chocolate, a sensibilidade do cachorro e o peso do animal - um Chihuahua corre mais riscos comendo uma barrinha de chocolate do que um São Bernardo.

  Segundo o veterinário Greg Nelson, cem miligramas de teobromina e de cafeína para cada quilograma do cão já é o suficiente para ser letal. Este valor pode ter uma pequena mudança se tratando do tipo de chocolate (os ao leite são menos perigosos) e da marca do chocolate.

Foto
  Os sintomas são os seguintes: no início o animal saliva bastante e sente dor no estômago, seguido de vômito e diarreia. A frequência cardíaca do cachorro também aumentará. Com isso ele pode ficar inquieto, nervoso e extremamente excitado. Por fim, com uma frequência cardíaca fora do controle, o corpo do cão ficará desregulado, com queda da temperatura corporal, letargia, espasmos musculares, convulsão e coma, podendo levar à morte.

  O grande e óbvio conselho de tudo isso é: NÃO DÊ CHOCOLATE AO SEU CÃO! "Melhor estar seguro do que arrependido", conclui Nelson. Acredito que existam chocolates especiais para cães, mas neste post referi-me somente aqueles feitos originalmente para humanos.

  De preferência espalhe essa ideia em seu blog/site. É preciso alertar as pessoas sobre os perigos do chocolate ao cão. Não faço questão em relação a este post, mas se quiser cite a fonte (este blog), ficarei feliz =).

  Abraços

2 comentários:

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog