terça-feira, fevereiro 22, 2011

3

O Alojamento do Hamster

Foto
  Apesar de já morar em uma casa, todo hamster precisa ter a sua casa em particular, ou seja, uma casinha que atenda às suas necessidade. Essa casa pode ser uma gaiola ou um terrário. Entenda neste post as vantagens e desvantagens de cada uma dessas opções e conheça outros objetos importantes que a gaiola de um hamster precisa ter e uns brinquedinhos extras.


Gaiola

  *Vantagens
  • É fácil de limpar;
  • É mais ventilada;
  • Permite um contato maior com o hamster através dos espaços entre as grades;
  • É mais fácil para adicionar acessórios que se prendem à grades, como o bebedouro e a rodinha.

  *Desvantagens
  • O hamster joga muita sujeira para fora da gaiola;
  • O hamster tende a ficar roendo as grades (o meu faz isso);
  • A rodinha faz muito barulho;
  • Ocorre uma intensa corrente de ar na gaiola nos dias frios.
  • Aquelas baratas (de 30 e poucos reais, que eu já achei por 54, um roubo) não são aconselhadas. O ideal é comprar aquelas caras, de 80 e poucos reais, o que para muitos, inclusive eu, é inviável, mas deixa o hamster muito mais feliz.
Foto
Este tipo de gaiola eu não recomendo. Me arrependo de ter comprado a minha nesse estilo. // Foto
Aquário/Terrário

  *Vantagens
  • É excelente para observar o hamster;
  • Nos dias frios é mais quentinho;
  • Grande espaço interno com a chance de se fazer vários andares.
  *Desvantagens
  • São mais pesados, por isso é mais complicado de locomê-lo e limpá-lo;
  • Não oferece muita ventilação, por isso a tampa precisa estar sempre aberta;
  • Não há como pendurar a rodinha e o bebedouro (a dica é usar o bebedouro de passarinho e rodinhas com suporte).
Foto
  Agora é só você fazer um balanço sobre o que mais te agradou e o que não te agradou na comparação entre a gaiola e o terrário e chegar à conclusão de qual é o ideal para a sua situação :)

  Veja abaixo produtos quase que obrigatórios no alojamento de um hamster.

Foto
Comedouro: Compre um pote grande para que o hamster possa comer dentro dele (hamsters preferem estar entre a sua comida, literalmente, enquanto se alimentam). De preferência adquira um pesado, para que o hamster não derrube-o. Deixe o comedouro sempre cheio. Aconselho que a comida seja trocada a cada 3 ou 4 dias. Falarei sobre a alimentação dos hamsters futuramente.
Foto

Foto
Bebedouro: Adquira um bebedouro estilo mamadeira. É muito melhor que por a água em um pote por três motivos: 1º: é mais fácil para o hamster beber a água; 2º: não corre o risco do hamster sujar o a água; 3º: não corre o risco do hamster se molhar (talvez caia algumas "pingadinhas" com o bebedouro mamdeira), já que hamsters não podem tomar banho de maneira alguma, pois pode haver uma futura proliferação de fungos e bactérias e ele pode contrair pneumonia. Troque a água todos os dias.

Também há em embalagens maiores / Foto
Forração: Existem diversos tipos de forração. A que eu mais aconselho é a serragem, por ser mais confortável e dá a liberdade para o hamster se esconder sob ela em momentos de crise (como um monte de gente gritando ao redor dele). Atenção: nada de usar aqueles restos de madeira da marcenaria, essas madeiras possuem produtos tóxicos que fazem MUITO mal ao hamster. Use aquelas que são vendidas em qualquer Pet Shop;

Casinha: Use uma casinha de plástico. É a melhor, sem dúvidas. As de madeira e de papelão (sim, papelão!) são horríveis, pois absorvem água favorecendo a formação de fungos e parasitas. Enfim, use a de plástico.

Rodinha de Exercícios: Na natureza hamster chegam a andar 25 km em um único dia, por isso a rodinha é, ao mesmo tempo, o brinquedo e a academia do hamster. Utilize as de plástico ou metal. Tenha cuidado com aquelas que possuem espaços, pois o hamster pode tropeçar nelas.

Foto

  Confira outros produtos abaixo:

Gangorra // Foto

Hamsterball: Essa é uma diversão para o hamster! Você coloca ele dentro desta bola e ele sai girando por dentro dela por toda a casa.

Hamsterball // Foto
Tubos para o hamster andar // Foto
  Com certeza existem muitas outras opções de brinquedos para os nosso queridos hamsters. Se você souber de um, deixe um comentário com algum link que redimensione para a imagem do tal objeto. Ajudará muito. Agora, para finalizar o post, várias imagens de gaiolas que eu queria muito ter #sonho:

http://www.blokesandsheilas.com/General-Merchandise/Pet-Supplies.html
Foto


Gaiola Rotastakhttp://i300.photobucket.com/albums/nn14/petsbr/Animais/hugecage.jpg
As imagens acima foram encontradas neste link




  Acho que é isso. Não divulguei os preços dos objetos porque isso varia muito de lugar para lugar, assim como os hamsters: há lugares em que um sírio é 6 reais e em outros ele sai por 35 :S

  Abraços =)

3 comentários:

  1. simplesmente hilario, tudo muito mágico, eu não imaginava que teria tantas opções para esses lindinhos, pena que gostam de ser sozinhos no caso da raça sírio que é a que possuo...

    ResponderExcluir
  2. Lindo, né?

    Eu tenho dois hamsters sírios e eles tem que morar em gaiolas separadas. Uma vez fui inventar eles juntos um tempinho e quase se mataram!

    Abraços (:

    ResponderExcluir
  3. A minha se chama Lola, é da raça sirio, uma coisa que eu sempre coloco e sempre troco é pó de banho pra hamster, demorou um pouquinho pra ela entender o que era, mas agora ela adora,e é muito engraçado ver ela rodando o corpinho dentro do pó pra se "melar" kkkkkk

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog