terça-feira, novembro 23, 2010

0

Fazendo a prova (do ano passado)

  Olá, galera! Não sei se vocês sabem, mas dia 27/11 será a prova seletiva pro IFC-Sombrio (ou EAFS, nunca sei qual é o nome desse lugar). Por meios criminosos eu tive acesso à prova da ano passado. Brincadeira, uma mulher que, se não me engano, é parente ou amiga de algum professor de lá teve acesso a tal prova. O filho também vai tentar conseguir uma vaga no IFC-Sombrio. E, faltando cerca de 4 dias pro exame, essa mesma mulher me emprestou (ou deu) a prova!!

  Tipo, achei essa prova até bem fácil. Tem questões aqui que são muito óbvias que até alguém que estudou numa escola do interior bem pobrinha atina a fazer. Ela contém 10 questões de Língua Portuguesa, 10 de Matemática, 2 de Biologia, 3 de Geografia, 3 de História, 1 de Física e mais 1 de Química. Até aí todas elas tem 5 alternativas (a, b, c, d, e) sendo que apenas uma está correta. Após este conteúdo totalmente do Ensino Médio tem mais 5 questões discursivas (tecnicamente, são aquelas que vocês tem que escrever) sobre o curso que deseja fazer. No meu caso, agronomia.

  O que eu quero com tudo isso? Fazer um post sobre algumas questões dessa prova. Escolherei algumas e colocarei as respostas de acordo com a minha lógica, caso perceba algum erro meu, deixe um comentário me corrigindo.

LÍNGUA PORTUGUESA

Obs: Juro que tentei, mas não consegui achar a tirinha da Mafalda que está na prova. Mas eu descrevo como ela é e também as falas ;)

Leia a tira a seguir para responder as questões 7 e 8:

* Na tirinha que eu não atinei a achar, Mafalda observa sua casa e vê todas as roupas dobradas, toda a sala arrumada e a louça seca. Acha a mãe lavando roupa e diz: "Mamãe, o que você gostaria de ser se vivesse?", o que deixa a mãe com uma expressão de sem jeito.

7- De acordo com a tira, é correto afirmar:

a) No último quadrinho, as expressões faciais da mãe  e da menina revelam, respectivamente, surpresa e fúria.
b) O humor do texto é gerado pelo fato de a menina empregar o verbo "viver" em duas acepções.
c) A forma verbal "vivesse" traz a informação implícita de que a garota considera que a mãe não vive de fato.
d) O três primeiros quadrinhos mostram as tarefas que, naquele dia, a mãe de Mafalda terá pela frente: passar roupa, arrumar a sala, lavar a louça.
e) Nenhuma das alternativas está correta.

  Posso estar errado, mas pelo que eu entendi a "a" está errada, pois nenhuma demonstra fúria. A "d" também está incorreta pois a mãe de Mafalda já arrumou a sala, passou a roupa e lavou a louça. A "e" também não está certa, pois eu acho que outra está certa (O.o). Sobram a "b" e a "c". Eu acho que a letra "c" está correta, pois o verbo viver pode estar indicando que ela não aproveita a vida e também no sentido de estar vivo. A letra "b" parece mostrar uma maneira de que a mãe de Mafalda está morta :s

8- Qual o vocativo presente na fala da menina no último quadrinho?

a) Você
b) Mamãe
c) O que
d) Vivesse
e) Gostaria

  Essa considerei bem fácil. É só saber a definição de vocativo: "Vocativo é um termo que não possui relação sintática com outro termo da oração. Não pertence, portanto, nem ao sujeito nem ao predicado. É o termo que serve para chamar, invocar ou interpelar um ouvinte real ou hipotético.  Por seu caráter, geralmente se relaciona à segunda pessoa do discurso", então quem Mafalda chama? A mãe dela! Acho que a cera é a "b".

10- A frase fica correta com a alternativa: " Era para ... falar ... ontem, mas não ... encontrei em parte alguma.

a) mim - consigo - o
b) eu - com ele - lhe
c) mim - consigo - lhe
d) mim - contigo - te
e) eu - com ele - o

  Pra início, as alternativas "a", "c" e "d" já podem ser excluídas por causa do "mim" que não se usa no meio de frases, pelo amor de Deus! A "b" também está errada, pois "com ele" (3ª pessoa do plural) não combina com o lhe "(da 2ª pessoa pessoa do plural). A certa é a "e" \o.

  Hmm, este post está meio grande demais. Continuo amanhã, tá?

  Abraços ;)

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog