domingo, novembro 14, 2010

0

Galáxias

Mais um post! Este agora sobre as galáxias. Vamos lá?

GALÁXIA: Galáxia é o nome dado a um grande aglomerado de bilhões de estrelas e outros objetos astronômicos (nebulosas de vários tipos, aglomerados estelares, etc.), unidos por forças gravitacionais e girando em torno de um centro de massa comum. Entendeu? Se não, então imagine que você está fazendo um bolo. Aí na hora de misturar tudo (fermento, ovos, água e seja lá mais o que você por ali) você fica mexendo tudo em movimentos giratórios que giram em torno de um centro. É mais ou menos isso que ocorre com uma galáxia. Só que ao invés de ovos e fermentos, nela giram estrelas, planetas, cometas, nebulosas e outros "objetos do universo".

Galáxia do Rodamoinho

Um bolo sendo feito, kkkk (ok, chega de brincadeiras)

   Na mitologia grega, a Via Láctea, galáxia onde o sistema solar órbita, originou-se após Hércules apertar com força o seio de Hera, enquanto era amamentado. Já os seguidores de Pitágoras imaginavam-na constituída por fogos. Outras escolas antigas, consideravam a Via Láctea o antigo caminho do Sol, tal qual os rios deixam suas marcas ao mudar seu rumo, sua marcha permanecia comprovada por um sem-fim de ardentes pegadas. 
  Até o início do século XVIII era reconhecida como tal apenas um braço da Via Láctea onde está o sistema solar e mais algumas do grupo local como a galáxia de Andrômeda, que podiam ser vistas totalmente, porém astronomicamente não confirmadas. Por este motivo, muitos astrônomos ainda na atualidade a chamam comumente de Galáxia, com maiúscula. A partir daquela época até a atualidade, com o emprego de fotografias de longa exposição ao telescópio, iniciou-se a descoberta de uma quantidade imensa de outros sistemas semelhantes a Andrômeda que podiam ser vistos sem telescópio, fato que sugeriu tratarem-se as manchas leitosas de concentrações de sistemas solares. Em função da quantidade descoberta foram adotados catálogos utilizando códigos alfanuméricos, isto é, formados por letras e números.
Atualmente, uma galáxia é denominada como um sistema astral composto de numerosos e variados corpos celestes, sobretudo estrelas e planetas, com matéria gasosa dispersa, animado por um movimento harmonioso. No Universo conhecido, as Galáxias são os conjuntos mais complexos do Cosmo, cujo comportamento e interação gravitacional abrange a grupos considerados locais e grupos distantes.
  Por exemplo, a galáxia onde o Sistema Solar se encontra, faz parte de um desses agrupamentos, batizado como Grupo Local, que inclui a Via Láctea aglomerada com cerca de 18 outras galáxias, entre as quais encontra-se a de Andrômeda e várias outras galáxias-satélites de ambas e outras menores. É como se várias massas de bolos sendo mexidas estivessem uma próxima da outra :P 
Galáxia de Andrômeda

  A olho nu só podemos ver até 3 galáxias diferentes. Quando se diz que a Via Láctea tem de tamanho 100 mil anos luz, isto significa que se um raio de luz a viajar à velocidade de 300 mil km/s, demoraria cerca de 100 mil anos para cruzá-la de uma extremidade a outra. Mas apesar de a Via Láctea ser gigantesca, comparada com outras galáxias ela é uma anã. Compare-a com a colossal Markarian 348, que tem uma impressionante dimensão de 13 vezes o tamanho da Via Láctea (O.O), o que significa que um raio de luz precisaria de 1 milhão e trezentos mil anos para percorrer toda essa galáxia! Bem, uma massa de bolo é algo bem mais simples do que isso, né?
Via Láctea (nossa casa e, quem sabe, de muitos outros)

  Galera é isso, como podem perceber Galáxias não são tão difíceis de entender, né? Acho que porque eu não me aprofundei no assunto. Tem coisas que nem eu mesmo entendo... u.o
  Abraços e até o próximo post!

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog