sexta-feira, novembro 26, 2010

0

Profissão: Arquiteto

  Arquiteto é o profissional que planeja casas, edifícios, parques, museus, etc. É como se ele fosse o cérebro (que comanda tudo). No caso, o resto do corpo seriam os pedreiros que construirão o lote.

Basílica Santa Maria da Saúde, projetada pelo arquiteto italiano Balssarre Longhena em Veneza


  Em muitos países, pra ser considerado um arquiteto é necessário possuir um diploma de nível superior (caso você não consiga um, pode se sentir como um arquiteto jogando The Sims :P).

  No Brasil, esta profissão é regularizada e fiscalizada pelo Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (isso me lembra a prova que eu vou fazer amanhã) e pelos seus Conselhos Regionais, CREAs. São esses vários Conselhos que determinam que a pessoa tem que ter o tal diploma pra ser considerado um arquiteto profissional. Este sistema de regularização foi oficializado em 1933, através da fundação do primeiro CREA no RJ.
  
  No Brasil a profissão arquiteto existe desde a fundação da Escola Nacional de Belas Artes, no início do século XIX. Antes de ela ser fundada, não existia uma formação oficial em arquitetura no país.
  
  Cada formação acadêmica em arquitetura pode ser de diferentes formas, dependendo do perfil de arquiteto que se deseja formar. O tempo até a formação leva cerca de cinco anos e são necessárias 3600 horas de estudo. Porém algumas escolas acham esse tempo muito pouco pra formação de um bom arquiteto e estabelecem um tempo mínimo de 5000 horas de estudo.

Centro Empresarial Nações Unidas, SP
  
  Os cursos costumam ter parte das disciplinas com foco à projetos arquitetônicos, umas parte de fundamentação histórico-teórica e outras matérias relacionadas a tecnologia da arquitetura. Porém a legislação determina uma divisão baseada em fundamentação (no qual entra estética, desenho, plástica, história da arte, etc.), profissionalização (compreende disciplinas de projeto, planejamento urbano, teoria da arquitetura, paisagismo, história da arquitetura, paisagismo, história da arquitetura, construção civil, etc.) e um trabalho final de graduação. O estágio profissionalizante não é obrigatório no Brasil, fato que diversos críticos denunciam como falha da legislação.

*Oscar Niemeyer:

Oscar Niemeyer

  Oscar Niemeyer é o mais famosos arquiteto brasileiro da atualidade. Ele foi, tipo, O arquiteto. Também é conhecido internacionalmente. Ele foi pioneiro nas possibilidades de construtivas e plásticas do concreto armado. Veja a seguir importantes projetos dele:

Ministério da Educação e Saúde

Congresso Nacional

Igreja São Francisco de Assis, BH

A Catedral de Brasília

A escultura Mão, no Memorial da América Latina

Museu de Arte Contemporânea de Niterói

  Acho tão legal o universo da arquitetura! Mas não vou ser um, provavelmente. Meus projetos só são feitos no The Sims 2, kkk.

  Abraços ;)

Fonte: Wikipedia

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog