sexta-feira, novembro 26, 2010

0

Sistema Solar (parte 3)

  Acaba aqui a série Sistema Solar. Na verdade eu continuarei a postar sobre o Sistema Solar, porém de assuntos mais específicos. Essa série sobre o Sistema Solar é mais mesmo uma introdução pra você não ficar perdido nos posts que virão adiante. Neste post você aprenderá mais sobre os 4 gigantes gasosos. E põe gigantes nisso!

  Júpiter: ele é o maior planeta do Sistema Solar com um diâmetro de 142.984. Ele fica a uma distância de 778.412.010 km do Sol e tem 63 satélites naturais conhecidos, sendo que um deles, Ganímedes, é maior o maior satélite do Sistema Solar. Júpiter tem uma massa 317 vezes a da Terra e um diâmetro 11 vezes maior que o do nosso planeta. Como todo planeta gasoso, Júpiter possui uma imensa atmosfera. A sua é formada principalmente por hidrogênio e hélio. Júpiter completa uma volta no Sol a cada 11,86 anos e uma volta em torno de si mesmo em menos de 10 horas, sendo a sua rotação a mais rápida do Sistema Solar. Júpiter contém várias manchas visíveis, que, na verdade, são grandes tempestades. Algumas dessas manchas são maiores que a Terra.


  Saturno: Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar, o segundo com mais satélites e o contém o segundo maior satélite, Titã. Estando atrás de Júpiter em todos os quesitos citados. É famoso por seus anéis, formados principalmente por gelo e rocha. Está localizado a 1.426.725.400 km do Sol e tem um diâmetro de 120.536 km. Sua atmosfera é principalmente composta por hidrogênio (97%). Seu interior consiste em um núcleo composta por rocha e gelo. Uma curiosidade é que Saturno é o planeta com a menor densidade do Sistema tanto que ele seria o único que boiaria num mar gigantes, caso existisse.


  Urano: Urano é o sétimo segundo planeta mais distante do Sol estando a 2.870.972.200 km de distância da estrela. Seu diâmetro é de 51.118 km. Urano é o terceiro maior planeta do Sistema Solar. Possui 27 setélite naturias conhecidos, sendo Titânia e Oberon os maiores (possuindo 1577,8 km e 1600 km de diâmetro cada um respectivamente). 15% da sua atmosfera é composta de uma mistura de hidrogênio e hélio e seu núcleo é composto por rocha e gelo. Possui uma rotação retrógrada, assim como Vênus, levando aproximadamente 17 horas pra completar uma volta em torno de si mesmo. Seu período de translação dura 84 anos.


  Netuno: Conhecido também por "planeta azul", devido a sua atmosfera azulada, Netuno é o 4º maior planeta em diâmetra e o 3º maior em massa. Netuno tem 17 vezes a massa da Terra. Está localizado a 4.498.252.900 km de distância do Sol e seu diâmetro é de 49.572 km. É um planeta gasoso com uma temperatura média de -218 ºC.  Netuno possui os ventos mais devastadores do Sistema Solar, que podem chegar a 2.000km/h.  Sua atmosfera é composta por 80% de hidrogênio e 19% de hélio.


  Então é isso. A introdução sobre o Sistema Solar está pronta. Talvez uma hora eu faça posts sobre os planetas em específico. Até o próximo post.

  Abraços ;)

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog