segunda-feira, novembro 22, 2010

0

Sistema Solar (parte 2)

  Continuação da série de posts sobre o Sistema Solar

*Corpos que o compõe: Como já disse na outra postagem, no Sistema Solar encontram-se uma estrela, o Sol, oito planetas e mais 5 planetas-anões. Conheça mais sobre o Sol e seus 4 planetas terrestres.

  Sol: O Sol é o cara do Sistema Solar. Todo mundo gira em volta dele. E ai de quem chegar perto dele: a temperatuda da sua superfície é de 5.500 °C. Caso o abençoado passe este barreira não vai muito longe: seu núcleo tem uma "temperaturazinha" de uns 15.000.000 °C... 99,86 % da massa de TODO o Sistema Solar é ele quem banca (não confundir com "área"). Ele possui uma massa de 332.900 vezes e um volume de 1.300.000 maior que a Terra. A distância dele pro nosso planeta é de 150.000.000 de km e a sua luz demora cerca de 8min e 18s pra chegar aqui.

O Sol (achou que ele iria ter um rostinho de criança e uns riscos em volta?)
  
  Mercúrio: Mercúrio é o planeta mais próximo do Sol. Fica a cerca de 57.910.000 de km de distância da estrela. Sua superfície é formada basicamente por 70% de materiais metálicos e 30% de silicatos. Seu núcleo corresponde a cerca de 42% de seu volume (o núcleo da Terra corresponde a 17% do volume do planeta). É o menor planeta do Sistema Solar com um diâmetro de 4.880 km, sendo menor até que os satélites Ganímedes e Titã (de Júpiter e Saturno, respectivamente). Completa uma volta no Sol em 88 dias terrestres. Porém um dia em Mercúrio equivale a 176 dias na Terra. Este planeta não possui atmosfera. E uma lágrima desce pelo rosto daqueles que sonhavam em um dia viver em Mercúrio.

Mercúrio (parecido com a Lua, não?)

  Vênus: Vênus é o segundo planeta mais próximo do Sol e também o segundo maior planeta telúrico do Sistema Solar, sendo, nesse quesito, menor apenas que a Terra. Vênus demora 224,7 dias para completar uma volta em torno do Sol e 243 dias terrestres pra completar uma volta em torno de seu eixo que, ao contrário da Terra, se move em sentido horário. Tem um diâmetro de 12.104 km e fica a 108.208.930 km de distância do Sol. A pressão atmosférica é 92 vezes maior que a da Terra (O.o'). 96,5% de sua superfície é coberta por gás carbônico. Uma atmosfera rica em  CO2 junto com as espessas nuvens de dióxido de enxofre fazem de Vênus o planeta mais quente do Sistema Solar, com temperaturas em média de 460 °C. A atmosfera desse planeta é tão densa que se existisse um morador em Vênus, este jamais conseguiria ver o céu. Existem cerca de 167 vulcões em Vênus que podem ser comparados em tamanho com o maior da Terra, a Grande Ilha do Havaí, ou seja, tem cerca de 100 km de diâmetro.

Parece ser um planeta tão bonitinho, mas por dentro...

  Terra: Com um diâmetro de 12.756 km e uma distância do Sol de 149.597.870 km, a Terra é o maior planeta telúrico do Sistema Solar e o único a ter condições nas doses corretas para abrigar vida. A distância para o Sol, sua atmosfera, sua temperatura amena, a água líquida abundante em sua superfície, entre outros fatores, tudo isso contribui para o surgimento da vida aqui. O gás em maior quantidade na atmosfera terrestre é o nitrogênio que constitui 78% de todo o gás do planeta. O oxigênio representa 21%. Graças a chamada camada de ozônio que cobre o planeta a radiação dos raios solares não nos afeta muito. Ela demora 23h e 56min para completar uma volta em torno de seu eixo e 365 dias para completar uma volta em torno do Sol. 3/4 de sua superfície é coberta por água. A Terra possui um satélite natural, a Lua, que fica a 380.000 km longe do planeta.


Casinha *------------------*
  Marte: É o segundo menor planeta do Sistema Solar como também o segundo menor dentre os telúricos com um diâmetro de 6.794 km e uma distância do Sol de 227.936.640 km. É muito conhecido por Planeta Vermelho devido a sua superfície vermelha. Esse enrubescimento do solo marciano se dá por causa do óxido de ferro presente nele. Um dia em Marte equivale e 24h e 39min. Um ano em Marte é de 687 dias. Possui dois satélites: Fobos e Deimos. Ambos são pequenos e contém um formato irregular, por isso acredita-se que eles sejam asteroides capturados pela gravidade de Marte. Marte o planeta que mais tem chances de abrigar vida fora da Terra dentro do Sistema Solar.


Será que micróbios vivem aí?
  No próximo post sobre o Sistema Solar descreverei os planetas gasosos.


  Abraços ;)

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog