sexta-feira, dezembro 03, 2010

0

As Sete Maravilhas do Mundo

  Atualmente as Sete Maravilhas do Mundo seriam o Cristo Redentor, a Muralha da China, Petra, etc. Mas bem antes dessas Sete Maravilhas do Mundo Moderno serem eleitas, um poeta grego chamado Antípadro de Sídon escreveu um poema relatando quais eram, na opinião dele, os sete locais de maior beleza no mundo. Este poema foi escrito entre 150 a.C. e 120 a.C.. Veja-os agora:

Pirâmide de Quéops: Situada no Egito, a Pirâmide de Quéops foi construída cerca de 2550 a.C. e a única das Sete Maravilhas que ainda persiste de pé, se tornando um fato curioso: ela é a mais velha dentre as Sete Maravilhas, e é a única que ainda está intacta! Parece que os egípcios fizeram um trabalho de primeira linha, hehe. Durante 4.000 anos esta pirâmede foi a construção mais alta já feita pelo homem, com 145 metros (hoje ela tem 137 metros, convenhamos que depois de 4.500 na ativa, ela está bem conservada, né?)



Jardins Suspensos da Babilônia: Até hoje nenhum relato confiante foi divulgado sobre a real existência dessa maravilha, tanto que ela é a menos conhecida. Acredita-se que ele tenha sido construído por volta de 60 a.C. às margens do rio Eufrates (local onde hoje situa-se o Iraque). Os tais jardins eram, na verdade, seis montanhas artificiais feitas com tijolo cozido, onde jardins foram plantados entre elas e nelas. Os Jardisn Suspensos da Babilônia foram construídos na cidade de Amitis, capital da Babilônia, cidade mais rica da época. Até ser conquistada pelos persas e, dois séculos depois, por Alexandre, O Grande. Não se sabe ao certo quando estes jardins foram destruídos.

Representação de como seria os Jardins Suspensos da Babilônia, por Maaeten van Heemskerck


Estátua de Zeus em Olímpia: A Estátua do Deus Olímpia foi construída no século V a.C. por Fídias em homenagem a Zeus, rei dos deuses gregos. Feita por ouro e marfim e ornamentada com pedras preciosas, esta estátua possuía de 12 a 15 metros de altura e levou cerca de 8 anos até ficar pronta. Nela Zeus aparecia sentada em um trono, onde na mão direita levava a deusa da Vitória e na esquerda uma esfera em que se debruçava uma águia. Esta estátua foi construída num momento em que a Grécia e Esparta estavam em sucessivas guerras. Ela foi destruída no mesmo século em que foi construída, V a.C.

Representação artística da Estátua de Zeus em Olímpia, imaginada por Mateen van Hemskerck

Templo de Ártemis em Éfeso: Construído para a deusa grega da caça e protetora dos animais, este foi o maior templo do mundo antigo sendo construído em 550 a.C. pelo arquiteto cretense Quersitão e pelo seu filho, Metagenes. Após pronto, o Templo de Ártemis em Éfeso se transformou em uma atração turística com visitantes vindos de diversos lugares tendo 130 metros de comprimento e 18 metros de altura. Até ser destruído em 365 a.C. por Heróstrato, que fez isso porque achava que dessa maneira teria seu nome reconhecido em todo o mundo (¬¬''). Porém os habitantes do local decidiram não revelar seu nome justamente pra contrariá-lo. Alexandre, o Grande se ofereceu pra reconstruí-lo, mas isso só ocorreu depois da morte do mesmo. Porém em 262 d.C. ele foi novamente destruído, dessa vez pelos godos. Após isso, com a crescente conversão das pessoas para o cristianismo, ele foi sendo esquecido.

Representação artística do Templo de Ártemis e Éfeso, imaginada por Marteen van Heemskerck

O que restou dele hoje

Mausoléu de Helicarnasso: Este foi um chiquérrimo túmulo (ao menos pra época) que a rainha Artemísia II mandou construir sobre os restos mortais de seu irmão e marido (O.o) o rei Mausolo, em 353 a.C.

O Mausoléu de Helicarnasso, imaginado por Mateen van Heemskerk

Ele hoje em dia

Colosso de Rodes: Este foi uma grande estátua do Deus Hélios colocada na entrada marítima da ilha grega de Rodes. Foi finalizada em 280 a.C.  pelo escultor Carés de Lindos e ficou tendo 30 metros de altura e setenta toneladas de bronze. Qualquer barco que entrasse na cidade, passaria, na entrada dela, por entre as pernas da estátua. Era tão grande que um homem não conseguiria abraçar por completo seu dedão. Foi construída pra celebrar a retirada das tropas macedônias que tentavam conquistar a ilha. Ficou de pé por 55 anos, até despencar no mar depois de um terremoto ocorrido no local. Ptolomeu se ofereceu pra reconstruí-la, mas os habitantes da ilha acharam que isso seria uma falta de educação com o Deus Hélios. Mesmo debaixo do mar era uma visão incrível observá-la, porém anos mais tarde os árabes a venderam como sucata (¬¬'' tanto trabalho pra resultar nisso...)


Farol de Alexandria: Construído a mando do astrônomo Ptolomeu no ano de 280 a.C. pelo arquiteto e engenheiro grego Sóstrato de Cnido. Era uma imponente torre de mármore que iluminava até 50 km de distância na qual, ao alto, uma intensa chama brilhava. O Farol da Alexandria foi, depois da pirâmida de Quéops, a maravilha que mais tempo durou: só foi destruída no ano de 1375, após um terremoto.


  Finalmente acabei! Esse post deu um trabalhão, kk. Mas no fim sempre vale a pena. Qualquer hora faço uma postagem das Sete Maravilhas do Novo Mundo (que, na minha opinião, não são tão gloriosas quanto estas). Até o próximo post.

  Abraços ;)

Fonte: Wikipedia

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog