domingo, dezembro 18, 2011

2

Por que muitas pessoas têm medo de barata?

  Catsaridafobia ou Katsaridafobia é o nome do famoso medo de baratas, presente em diversas pessoas, com certeza. Essa fobia surge geralmente devido a um trauma que a pessoa teve envolvendo essas insetos, como uma barata que subiu na sua perna, entrou na sua boca (bléé), etc. Acredito que eu seja um pouco catsaridófobo, porque eu também tive uma experiência triste com esses seres. Foi no alojamento em que eu moro na minha escola.
Foto
  Eu fui dormir e ia me tapar, estava tudo escuro. Quando coloquei a mão no cobertor para puxá-lo, senti alguma coisa me picar (não sei se baratas picam, mas eu senti uma picada). Em seguida a barata que me picou começou a andar pelo meu braço. Eu, obviamente, me assustei, dei um pulo e saí da cama. Em seguida fiquei olhando a cama de longe, observando o chão também, em meio ao escuro, procurando a dita cuja, quando acabo sentindo ela subir pela minha perna esquerda. Isso foi a gota d'água. Naquela noite eu troquei de cama com o meu colega que dormia na cama acima da minha (eram beliches), com medo do repugnante inseto. A partir de então eu adquiri um medo anormal de baratas, não sei se chega a ser uma fobia, mas me traumatizou muito.
  Além de traumas, há pessoas que detestam baratas sem talvez nunca ter encostado em uma. Isso é um certo preconceito. As pessoas costumam detestar baratas devido à sua forma de vida. Por baratas morarem em lixões, esgotos, se alimentarem de detritos elas são logo consideradas insetos nojentos (de fato). Há borboletas que possuem cores similares às da barata, mas não temos medo delas, já que elas vivem em árvores e flores. O mesmo ocorre com ratos e hamsters. Ratos vivem em esgotos e são detestados, hamsters são amados como animais de estimação. É tudo uma questão envolvendo onde o animal vive.

Curiosidades sobre baratas:

  • Elas vivem 5 meses;
  • São divididas em 4 mil espécies espalhadas pelo mundo;
  • Botam 8 ovos por vezes na vida, com 40 filhotes por vez;
  • Aguentam ficar uma semana sem água ou sem a cabeça (o.o) e um mês sem comida;
  • Estão há 300 milhões de anos no planeta. Sim, elas sobreviveram ao meteoro que matou os dinossauros, então não é um inseticida que vai acabar com elas.
  Eu achei esse vídeo do Mundo Canibal que trata justamente sobre o medo de baratas, achei muito engraçado e decido colocar aqui. A linguagem é de fato bem escrota, mas acho que todos já sabem como são os vídeos do Mundo Canibal.






2 comentários:

  1. eu moooooorro de medo seeuver uma barata chooooro demedo maisissoe foooooobia mesmo ai tenho traua desde d pequena

    ResponderExcluir
  2. Não acho que o medo de baratas sejam porque elas vivem no esgoto.
    Eu acho elas horriveis e feias...por isso moro de medo hahaha

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog