Saturno |
Nesta quarta-feira, cientistas espanhóis que um ciclone do tamanho do continente europeu percorre Saturno fazem já 5 anos, fazendo com que essa tempestade seja a mais duradoura conhecida no planeta. O ciclone possui um vórtice de 4 mil km já é estudado desde 2004 pelos mesmos pesquisadores. Eles tinham acesso às imagens mandadas pela sonda americana Cassini. "De acordo com as nossas observações, o ciclone é o de maior duração dos examinados nos grandes planetas do Sistema Solar, Júpiter e Saturno.", explicou a principal autora do assunto, Teresa del Rio-Gaztelurrutia.
Segundo a pesquisadora que dirige uma equipe da Universidade dos países Bascos para conduzir os trabalhos, os ciclones que tem ventos que giram na mesma direção que os do planeta não duram muito. Vale lembrar que ainda não se conhece muito sobre este assunto. O estranho é, que apesar do tamanho colossal do ciclone, seus ventos são considerados "fracos", com um deslocamento à 245 km/h e cercado por ventos com 72 km/h.
Vale lembrar que Saturno é o sexto planeta do Sistema Solar à partir do Sol, sendo considerado um planeta gasoso pela sua densa atmosfera. Saturno é o segundo maior planeta do Sistema Solar.
Fonte: Notícias Terra
Fonte 2 (Imagem): Último Segundo
Foto: NASA
Comentários:
Postar um comentário
Comente consciente!
Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog