domingo, dezembro 19, 2010

0

Plutão possui um Oceano abaixo de Gelo?

Plutão (centro) e seus satélites naturais: Caronte (mais próximo do planeta-anão), Nix e Hydra (corpos menores e mais afastados. Foto: Cedida pela NASA/ESA/H. Weaver (JHU/APL)/A. Stern (SwRI)/HST Pluto Companion Search Team

  Nova pesquisa sugere que Plutão, um dos corpos mais gelados do Sistema Solar, Plutão (por estar muito longe do Sol e também por se localizar num local chamado de cinturão de Kuiper, onde encontram-se diversos asteroides de gelo), pode abrigar um oceano sob a sua superfície de gelo. Lembrando que Plutão tem uma temperatura média de -230 °C.

  Apesar do frio extremo, Plutão ainda "se aquece" com um calor radioativo que permanece no núcleo do planeta-anão. Esse aquecimento viria do a partir de nuclídios radioativos, particularmente potássio-40. Segundo o cientista Guillaume Robuchon, da Universidade da Califórnia, em Santa Cruz, esse oceano seria muito maior que uma mera "poça d'água". Acredita-se que esse oceano estaria localizado á 200 km abaixo da superfície congelada de Plutão e poderia ter de 100 a 170 km de espessura, disse Robunchon em uma reunião anual da União de Geofísica Americana em São Francisco.

  Para um oceano existir, Plutão deve ter concentrado em seu núcleo rochoso gelo e água em camadas pela superfície.

  Um dado que aumenta as chances de Plutão conter um oceano é o fato de Plutão não ser relativamente achatado nos polos, contento uma protuberância "fóssil" deixados no início da história, quando o corpo girava muito rápido. Essas características são comuns em corpos que não possuem água líquida, como a Lua. Porém Plutão não as possui. Talvez por causa de possuir um "oceaninho" *-----*.

  Em 2015 quando a sonda New Horizons passar por Plutão, ficará mais fácil provar se ele possui ou não água líquida em seu interior. Tomara que tenha, né? Dessa forma as chances de existir um vida por lá aumentam.

Representação artítistica da superfície de Plutão, com Caronte ao lado e, ao fundo, o Sol. Foto

  Abraços ;)

Fonte: National Geographic (de um texto escrito por Richard Lovett A.)
Fonte 2 (imagem 2): Wikipédia
Tradução do texto original: Google Tradutor
Adaptação: Leo Souza

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog