sexta-feira, janeiro 14, 2011

3

Aardvark

Ficheiro:Orycteropus afer stuffed.jpg
OK, este não está muito bonito // Foto

  Não, eu não digitei o título deste post errado. O animal do qual ele irá falar realmente chama-se aardvark. Ele é um mamífero que se distribui em praticamente todas as planícies e savanas do sul da África. Seu nome significa porco-da-terra em africâner, mesmo não tendo nenhum parentesco com porcos.

Foto
  Pesa de 40 a 100 quilogramas. Os adultos podem ter até 1,65 centímetros de comprimento. Percebe-se desde já que o aardvark tem grandes orelhas e é bem bicudo. O adulto tem cerca de 20 dentes e a sua língua é pegajosa podendo medir 30 centímetros. Possui uma espessa pele com poucos pêlos. Sua dieta inclui insetos, pequenos roedores e frutos, sendo formigas o principal alimento em seu "cardápio".

  Os aardvarks são excelentes escavadores, podendo fazer um túnel ou buraco e se esconder completamente embaixo do solo em menos de 1 minuto. A menos que a Wikipedia esteja errada, eles são excelentes escavadores MESMO.

Foto
  São animais noturnos e solitários. Não marcam um território fixo, estando sempre migrando para outro local dentro de seu habitat. A exceção à regra são as fêmeas que, em época de reprodução, mantêm uma moradia fixa. A época de reprodução do aardvark varia de acordo com a latitude do ambiente em que ele se encontra. A gestação dura 7 meses resultando em um filhote, geralmente. Mas já houve casos de gêmeos. Os filhotes vivem numa toca por várias semanas. Aos seis meses já se alimentam sozinhos e aos dois anos atingem a maturidade sexual.

  Ano passado, um aardvark nasceu no zoológico de Berlim. Segundo o zoo, o filhote foi machucado pela mãe, mas já está livre dos ferimentos. Ele nasceu em maio. Veja fotos dele abaixo:

Filhote de aardvark brinca no zoológico de Berlim  Foto: AFPSegundo o zoo, o filhote foi machucado pela mãe e, por isso, teve que ser cuidado pelos tratadores. Ele se recuperou dos ferimentos  Foto: Divulgação
O aardvark é um mamífero africano que vive em buracos durante o dia e sai para se alimentar de formigas e cupins à noite  Foto: DivulgaçãoSuas grandes e poderosas unhas servem para quebrar cupinzeiros. O filhote nasceu em maio e tem 9,2 kg, mas um adulto pode chegar a 70 kg e 1,65 cm de comprimento  Foto: Divulgação
Fotos: AFP/Divulgação

  Não sei vocês, mas eu achei este mamífero muito lindo. Lembra uma mistura de porco, coelho e tamanduá, né? A mãe natureza é realmente muito criativa. Até o próximo post!

  Abraços =)

Fonte: Wikipedia

3 comentários:

  1. Haiuhauiha caramba!Eu já disse que adoro os animais exóticos né?Mas confesso que morri de rir com a observação do título do post :"D, porque realmente parece errado iuahaiha.
    Mas então, adorei o Aardvark parece mesmo um tamanduá coelho e eu adoraria ter um também pelo menos não precisaria escovar '-' iuhaaiuah.
    Abraços!o/

    ResponderExcluir
  2. Sim, eu li num post seu (acho que de um vídeo de um roedor se alimentando) que você curte animais assim.

    Que nem o Kiwi (que foge aos padrões comuns dos pássaros), o aardvark também é bem incomum. Mas eu o achei lindo.

    Quanto ao nome, ele possui uns mais fáceis de decorar como porco-da-terra e porco-formigueiro, mas usei aardvark por ser o nome pelo qual é conhecido pelo mundo inteiro (OK, uma boa parte do mundo não o conhece).

    Obrigado pelo comentário e pela visita!!

    ResponderExcluir
  3. Se eu pudesse também teria um. Sorte tem o homem do zoológico das fotos, né? Brincando com um filhote fofo *-*

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog