sexta-feira, junho 24, 2011

4

Os Animais que já se foram...

  Até que enfim mais um post, né? A Superinteressante deste mês está com matérias incríveis. Uma delas é sobre os animais que foram extintos. Apesar de triste, não deixa de ser interessante. Você sabia, por exemplo, que a cada 20 minutos um animal, planta ou fungo é extinto? Muitas vezes por causas humanas. Conheça alguns dos animais que não habitam mais este mundo.

Representação da vaca-marinha // Foto
Vaca-marinha: Este parente gigante do peixe-boi (8 metros de comprimentos e 11 toneladas) habitava o Ártico e foi extinto no século 18. Por ser tão carnuda acabou sendo extinguida da Terra 30 anos após a sua descoberta, em 1741.

Dodo // Foto
Baiji // Foto
Dodo: Difícil achar alguém que nunca ouviu falar nesta ave (eu, na quinta série, li uma reportagem sobre ele). Ele morava nas Ilhas Maurícia e recebeu este nome porque os portugueses no século 16 o apelidaram de "doudo" (doido) porque ele não tinha medo de humanos, o que tornava sua caça muito fácil. No século 17 o dodo já havia se esvaído.

Baiji: O baiji era um tipo de boto que vivia no rio Yangtze, na China. Foi extinto no ano 2000 devido à excessiva poluição do rio.
Pássaro-elefante // Foto

Pássaro-elefante: O pássaro-elefante tinha quase 3 metros de altura e 400 kg, sendo assim, obviamente era incapaz de voar. Seus ovos tinham um metro de circunferência. Habitava Madagascar e foi extinto no século 17, já que era uma presa valiosa (cabiam 160 ovos de galinha dentre de um seu).

Quagga // Foto
Quagga: Esta subespécia de zebra listrada até a metade do corpo foi caçada e extinta (em 1883) por causa de sua pele. Vivia na África do Sul e desde 1987 cientistas tentam recriá-la cruzando zebras.

Moa // Foto
Pombo-passageiro: É estranho imaginar que aves que formavam nuvens de 500 km de comprimento por 2 km de largura tenham sido extintas. Habitava a América do Norte e foi dizimado porque a sua carne virou um produto barato para alimentar escravos. O último exemplas morreu em um zoo de Ohio em 1914.

Pombo-passageiro // Foto

Moa: Assim como o pássaro-elefante, este também era dos grandes. Não possuía asas, chegava a ter 3,7 metros de altura e 250 quilos. Foi extinta pelo povo maori que chegou na sua região (Nova Zelândia) por volta de 1300, vindo da Polinésia. Em 100 anos os maori comeram todas as moas.

Tilacino: O maior marsupial do mundo tinha fama de fama de ladrão de galinhas. O governo da Tasmânia (seu habitat) começou a oferecer 1 libra por cabeça de tilacino. Em 1933 ele deixou de existir neste mundo, passando o posto de maior marsupial para o diabo-da-tasmânia.

Tlacino // Foto

  O que acharam do post? Espero que tenham gostado.

  Fico triste por estes dados. Tipo, seria muito legal podermos ver reportagens na TV mostrando pássaros exóticos como o dodo, ou os "monstruosos" pássaro-elefante e moa. Quem sabe, poderíamos vê-los no zoológico. Mas não, estas maravilhas únicas criadas pela natureza já não existem mais. Culpa do ser humano. Até quando vamos parar de destruir estes animais que mal algum nos fazem?? É tão difícil deixá-los viverem em paz? Já não sofreram demais por motivos pelos quais nem tem culpa?

  Por mais que digam que tudo isso irá mudar, ainda tenho dúvidas. Podem dizer que estou errado, mas eu não acredito que a civilização humana mudará. Ao que tudo indica, ela foi criada com o intuito de simplesmente f*der com toda a beleza deste planeta.

Fonte: Revista Superinteressante. Editora Abril, junho de 2011

4 comentários:

  1. gosto do seu blog e gosto dos seus hamsters continue assim que o seu blog vai longe. Eu adoro o moa, é um pássaro lindo pelo que vejo nos desenhos

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, lisa.

    Ainda bem que, mesmo com a eterna demora para sair novos posts, as pessoas ainda leem o blog.

    :g

    ResponderExcluir
  3. Eu não havia visto este blog ainda, mas eu achei muito interessante.. gostei muito na verdade, parabéns pelo bom gosto.

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog