sábado, junho 11, 2011

0

Hamster: Alimentação

Hamster Sírio comendo cenoura
Foto
  Dando seguimento à série de posts sobre hamsters (que há muito tempo eu não dou continuidade) hoje falarei sobre a alimentação desses bichinhos agradáveis.

Água: Quanto à este item não tenho muito o que dizer. Apenas que é essencial na dieta de qualquer hamster, não podendo-lhe nunca faltar. A simples e preciosa dica é: deixe sempre água potável disponível no bebedouro do seu ham.

Foto
Foto
Ração: O alimento mais básico e mais fácil de ser obtido: é só comprar e por no pote. Sim, a ração é muito importante, mas como qualquer criança pequena, o hamster pode acabar enjoando dela (veja outros alimentos à seguir). É preferível que na ração do hamster sempre tenha: soja, milho, ervilha, sementes de girassol, amendoim, aveia e trigo. Se possível, é bom que nela também tenha: uvas-passas, ameixas secas e pedacinhos quebrados de biscoito para cães do tipo duro. Para os meus hamsters eu dou a ração da marca Várzea, mas pelo que pude pesquisar, a marca de ração para hamsters Alcon é a melhor. Então, se possível, dê essa para o seu dentuço.

Frutas: Você não pode alimentar seu hamster com ração a vida toda. Para balancear a dieta dele e deixá-lo mais saudável, frutas são ótimas opções. As mais recomendadas são maça, morango, pera, uva, caqui e banana.  Frutas secas e nunca cítricas. Você pode comprá-las já secas nas Pet Shops. Se for dar frutas compradas em mercados em geral, não esqueça de lavá-las em água corrente antes da dá-la ao animal.

Hortaliças: Assim como as frutas, as hortaliças também são importantes. As mais preferíveis a serem dadas no caso de hamsters são: repolho, couve, couve-flor, brócolis, pepino, espinafre, vagem, acelga, chicória, almeirão, cenoura, nabo, abóbora, batata e batata-doce.

OBS: Tanto frutas quanto vegetais, devem ser dadas aos pouquinhos no início. Cerca de duas a três vezes por semana, em quantidades pequenas, para que o hamster vá se acostumando aos poucos com ela. Lembrando que a ração é a principal fonte de alimento do hamster, mas frutas e hortaliças servem para balancear a dieta dele e fazer com que o animal não enjoe da ração.

Labcon Roevit // Foto
Suplementos: O Labcon Roevit suprem possíveis carências vitamínicas, aumentam a frequência alimentar e a resistências à doenças, principalmente aquelas ligadas ao mal funcionamento do fígado. Tudo para deixar seu bichinho melhor.

Outros: Peixinho seco, ovo cozido ou mexido sem tempero, carne bem cozida e biscoitos (que podem ser aqueles feitos diretamente para hamsters ou as famosas bolachas água e sal).

OBS 2: Alimentos como queijo, arroz e pão podem grudar nas bochechas que os hamsters usam para armazenar seus alimentos. Então, dê em pequenas quantidades e quando eles não estiveram "embuchados".

ALIMENTOS QUE NÃO PODEM SER DADOS AOS HAMSTERS: Abacate, pêssego, ameixa, figo, cereja, chocolate e outros tipos de doces (saiba porque também não podem ser dado para cães), aspargo, tomare, flores, carne crua, frutas cítricas (como laranja, abacaxi, limão, acerola, etc), cebola, cebolinha, alho, linguiça e salsicha, sorvete, semente de maçã, almôndega, frituras, alface e ração de coelhos.

  Bem, acho que é isso. Espero que eu possa ajudar muitos criadores de hamsters novatos.

  Quero que saibam que é muito poder voltar a postar no blog. Saudades *-*

  Aproveito para divulgar uma foto da Biju, a minha hamster. Conheçam a história de como eu a ganhei.

Não é uma fofura?

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog