terça-feira, janeiro 04, 2011

0

Diabo-da-tasmânia

Foto: de Paul A. Souders/CORBIS

  Anteontem eu fiz um post sobre a tartaruga-das-galápagos. Hoje farei sobre o diabo-da-tasmânia. Acho que vou começar a postar sobre um animal não tão conhecido diariamente. Aí, quando eu não tiver mais opções de animais estranhos, faço posts sobre os mais populares. E quando eu não tiver mais animais pra colocar (o que irá demorar) eu paro de fazer posts sobre animais. Enfim, conheçam melhor este bichinho que está longe de ser demoníaco (na minha opinião):

Photo: Tasmanian devil yawning
Foto: Ian Waldie/Getty Images
  O diabo-da-tasmânia (ou demônio, acho que as duas maneiras são corretas) é um mamífero marsupial endêmico da ilha da Tasmânia, na Austrália. Ou seja, assim como a tartaruga-das-galápagos que na natureza só existem no arquipélago de Galápagos, o diabo-da-tasmânia, na natureza, só existe na ilha da Tasmânia.

Ficheiro:TasmanianDevil 1888.jpg
Observe as patas/Foto
  Parece-se com um urso, sendo robusto e musculoso. Possui pelagem escura com uma mancha branca na região da garganta. Conta também com uma cabeça curta, larga e musculosa, orelhas arredondadas e focinho curto. Os membros dianteiros são maiores que os traseiros. Possui 5 dedos em cada mão e 4 em cada pé. Os machos são geralmente maiores que as fêmeas. Com a extinção do tilacino, tornou-se o maior marsupial carnívoro existente. Ele pode ser encontrado em diferentes habitats, até em áreas urbanas.

Photo: Sleeping Tasmanian devil
Hum, sono // Foto: Katy Atkinson/OSF
  Os diabos-da-tasmânia possuem hábitos diurnos e utilizam principalmente a visão, o olfato e os bigodes para localizar seu alimento. São geralmente solitários, sendo encontrados em grupos somente em volta de carcaças, onde ferozes brigas podem ser travadas entre eles. Os diabos-da-tasmânia estão no topo da cadeia alimentar de seu ecossistema. Porém podem ser caçados por águias, corujas e quolls quando jovens. Os diabos-da-tasmânia controlam a população de logomorfos e roedores da região, e "limpam" o ecossitema ao alimentarem-se dos cadáveres em decomposição.

Photo: Running Tasmanian devil
Foto: Torsten Blackhood/AFP/Getty Images
  Em março ocorre o período de reprodução anual dos diabos-da-tasmânia. A gestação dura cerca de 21 dias, nascendo de 2 a 3 crias em abril. Durante os quatro meses seguintes o filhote se desenvolverá no marsúpio da mãe. As fêmeas atingem a maturidade sexual aos dois anos de idade.

  Foi caçado e envenenado pelos criadores principalmente pelos ataques que fazia a galinhas e cordeiros. . Nos anos 90 um tumor facial, que afetava somente os diabos-da-tasmânia, diminuiu drasticamente a população do animal. Isso já fez os diabos-da-tasmânia entrarem na lista dos ameaçados de extinção. Programas de manejo da espécie tem sido feitos pra proteger a espécie pelo governo da Tasmânia.

  Então é isso. Espero que tenham gostado do post. Abraços =)

Fonte: Wikipedia

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog