Foto |
Voltando a falar de animais não muito comuns, hoje irei falar sobre o Kiwi (que, juntamente com a garça e a coruja, é a minha ave favorita). Ele é endêmico da Nova Zelândia, sendo símbolo dela também. É uma ave um tanto incomum: não voa (sendo a menor ave que não voa), tem hábitos noturnos e vive em buracos no solo. Está, infelizmente, ameaçado de extinção. No português se escreve "quivi", mas gosto mais de kiwi.
Filhote de kiwi // Foto |
Para buscar alimento, os kiwis usam o olfato. Assim com os seres humanos, eles são onívoros. Sua dieta inclui frutas, sementes, pequenos vermes e larvas de insetos.
O kiwi possui o tamanho mais ou menos de uma galinha. Tem mais penas que a maioria das aves, sendo sua plumagem muito fofa. Seu longo bico tem duas narinas na ponta e seus pés têm garras fortes, com 4 artelhos. Por não precisar usar, suas asas praticamente sumiram com a evolução.
Foto |
São monogâmicos. A época de reprodução dos kiwis ocorre de março a junho. O casal fica no ninho chocando o ovo (kiwis põe um ovo por ano). Uma característica curiosa dessas aves é que os ovos que eles põe são equivalentes a 20% do seu peso. Tipo, é a mesma coisa que uma mulher com altura média dar a luz a um filho de 10 quilogramas *o*.
Gostaram dos kiwis?? Ou acharam eles estranhos demais? Bem, eu os adoro e espero por ver um um dia. E dar carinho na penagem superfofa deles.
Abraços =)
Fonte: Wikipedia
Fonte 2: Hype Science
Ahhh que fofo *-*, na verdade parece um Pokemon, mas iria ficar bem feliz em ver um desses.
ResponderExcluirNa minha opinião é muito bonitinho, acho muito interessante falar sobre animais em geral tão magníficos e tão pouco comentados.
Abraços!
Eee, bom saber que não sou o único a achar essa ave fantástica. Eu fui pesquisar sobre ela e achei um site tosco que só falava que ela era esquisita, estranha... no fim ignorei ele e fechei a janela.
ResponderExcluirKK, ele parece o Doduo. Acho que foi inspirado nele. Inspirado, porque o Doduo tem duas cabeças...
Obs: pra quem não sabe, Doduo é um pokémon.
Olá!
ResponderExcluirhauahahu Realmente, muito esquisitos!
Abraços!
Marcélio AtAÍDE!