quinta-feira, janeiro 13, 2011

0

Segundo estudo, pinguins marcados vivem menos

As marcações usadas para rastrear pinguins podem estar matando as aves, segundo um estudo realizado por cientistas franceses. Foto: Benoît Gineste via Nature/AP
Foto: Benoit Gineste via Nature/AFP

  As informações são do jornal Daily Mail. Um grupo de cientistas franceses analisaram durante um década dois grupos de pinguins: em um grupo, 50 deles tinham o marcador e o outro grupo contava com outros 50 pinguins sem marcador. Os pinguins foram rastreados com transponder na pele. Este estudo foi divulgado na revista Nature. Veja o que eles constataram:

  • Pinguins-reis marcados viveram 44% menos que os não marcados;
  • Pinguins marcados tiveram 47 filhotes, uma taxa muito inferior aos 80 filhotes dos pinguins não marcados;
  • 36 % dos pinguins não marcados viveu mais de 10 anos. Entre os marcados, este número foi de 20%. Eles geralmente vivem por 20 anos, embora o pinguim-rei alcance uma longevidade maior.
Ficheiro:Penguins Edinburgh Zoo 2004 SMC.jpg
Pinguim-rei // Foto


  Segundo o estudo, os anéis de aço (ou alumínio) aumentam a resistência dos pinguins ao nadar, o que faz com que eles trabalhem mais. Deixando-os mais abatidos e com uma aparência mais envelhecida. Será que este marcadores são tão horríveis assim? Isso ainda causa um certo debate.

Ficheiro:Magellanic-penguin02.jpg
Pinguim de Magalhães // Foto
  Para o pesquisador P. Dee Boresma, da Universidade de Washington, esta questão varia de espécie para espécie. No pinguim-rei, os marcadores são problemas. Já pinguins-de-magalhães machos com marcadores viveram o mesmo tempo que os sem marcadores, num estudo de 14 anos. Mas o mesmo estudo indicou que as fêmeas marcadas duas vezes viveram menos.

  Para Le Maho, outro pesquisador, os marcadores não prejudicam algumas espécie de pinguins. A alternativa para os anéis de metal seria o transponder, que é injetado sobre a pele do pinguim e envia sinais de rádio, revelando sua localização.

  Bem, eu não via nenhum problema nos marcadores. Até porque eles são importantes. Mas, depois desse estudo, minha opinião se tornou contra. O que você acha?

  Abraços, e até o próximo post :D

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog