domingo, janeiro 02, 2011

0

Tartaruga-das-galápagos

Foto

  Eu devia fazer um post sobre tartarugas e por todas elas. Seria melhor. Mas farei este post exclusivo para a tartaruga-das-galápagos porque ela é a tartaruga que eu mais gosto. E como o blog é meu, eu decido, hóhóhó. Brincadeiras à parte, a tartaruga-das-galápagos é realmente um animal incrível. Primeiro por sua raridade: ela é endêmica do arquipélago de Galápagos (sobre o qual eu quero fazer um post sobre, um dia). Ou seja, só existe, em estado selvagem por lá. Outro fato incrível em relação a essas tartarugas é que elas também são conhecidas por "tartarugas-gigantes", já que podem atingir 1,80 metros de comprimento e pesar 225 quilos. Toda esse exagero corporal deixa um revés: as tartarugas-das-galápagos se movimentos à 0,30 km/h.
Foto

  Estes quelônios (que é o nome dado à classe das tartarugas) alimentam-se de ervas rasteiras, frutas, folhas e cactos. Existiam cerca de 250.000 exemplares da tartaruga-das-galápagos na ilha antes da colonização espanhola. Hoje estima-se que existem cerca de apenas 15.000 delas. Infelizmente.

  Algo incrível, é que, em cada ilha do arquipélago de Galápagos, vive um tipo diferente de tartaruga-das-galápagos, fazendo com que esse animal tenha dado origem a várias subespécies distintas do mesmo animal, no mesmo arquipélago. A tartaruga-das-galápagos conhecida que mais viveu até hoje, foi a chamada Harriet. Em 2006 ela faleceu com 170 anos de idade.

Ficheiro:Lonesome George -Pinta giant tortoise -Santa Cruz.jpg
George, ele está a procura de uma namorada // Foto
George Solitário: o último exemplar conhecido da tartaruga-das-galápagos-de-pinta tem o nome de George Solitário. Recebeu este nome em homanagem a um personagem interpretado pelo ator George Gobel. George é, nada mais, nada menos, o animal considerado mais raro do mundo, por ser conhecido apenas um exemplar dele atualmente. A "semiextinção" da sua espécie se deu porque as cabras introduzidas na ilha estavam dizimando sua comida. Isso fez com que vários exemplares da tartaruga-das-galápagos-de-pinta fossem mortos. Levaram George para uma outra reserva, para que ele continuasse vivo. Acredita-se que ele tenha de 60 a 90 anos hoje, e este com uma ótima saúde. Há uma recompensa de 10.000 dólares para quem achar uma fêmea da mesma espécie de George.

Fonte: Wikipedia
Fonte 2: Wikipedia

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog