segunda-feira, fevereiro 07, 2011

2

Pato-Mandarim

Ficheiro:Aix galericulata Mandarinentenpaar.JPG
Macho e fêmea de pato-mandarim. O pato mais colorido é o macho // Foto

  O pato-mandarim havia sido citado neste post como um animal de uma coloração estranha, diferente (o que não quer dizer feia).

  A descrição sobre esta ave no post foi bem simples e nada explicativa. Fiz isso pra poder fazer um post especial sobre este animal. Confira:

Ficheiro:Female Mandarin Duck 800.jpg
Foto
  O pato-mandarim é um pato de porte médio que vive em lugares densamente arborizados próximos de lagos, pântanos e lagoas e se alimenta de sementes, plantas aquáticas, caracóis, insetos e peixes. Mede de 41 a 49 cm de comprimento, com uma envergadura de 65 a 75 cm. É tão acostumado com a água que costuma dormir sobre ela e nunca fica molhado, já que suas penas formam uma espécies de couraça. Apesar da imagem acima, é sempre bom entender melhor do que se trata a imagem. Então, confira a descrição "wikipédica" para as suas cores: 

  "Possui um bico avermelhado, faixas brancas crescentes acima dos olhos, uma face avermelhada e "bigodes". O peito é roxo com duas faixas verticais, os flancos rosados, com duas faixas laranjas que deslizam pelas costas. A fêmea possui um anel branco em volta do olho e desenhado para a parte de trás do olho, esbranquiçada na parte debaixo, com uma pequena faixa branca na lateral e esbranquiçada também na ponta do bico"

  Lindo, né?

Ficheiro:Aix galericulata3.jpg
Foto
  Os patos-mandarim se reproduzem no Sudeste da Rússia, no Nordeste da China e no Norte do Japão. Eles invernam no Sudeste da China e na Coreia do Sul. Foram introduzidos na Inglaterra, o que foi muito bom, sendo que com a destruição do seu habitat e as exportações de larga escala, reduziram os casais de patos-mandarim na China e Rússia para menos de 1000 casais em cada país. No Japão, felizmente, residem cerca de 5000 casais. O revés de os patos-mandarim estarem na Inglaterra, é que como eles não são nativos do país, também não há nenhum lei que os proteja.

  Patos-mandarim são símbolos da felicidade e da fidelidade na China, já que um casal ficará junto até que um dos dois morra. Durante a primavera, as fêmeas colocam os ovos resultantes do acasalamento nas cavidades das árvores. Neste período o macho deixa que a fêmea resolva tudo sozinha e afasta-se dela. Depois que as crias nascem, a mãe voa para a água e pede para os seus filhotes irem também. Então, mãe e filhos dirijem-se para o local em que o pai está. Assim a família fica feliz e os pais cuidam juntos dos seus filhotes *-*

Ficheiro:Mandarin duckling 800.jpg
Um filhote *-* // Foto
  Pelo fato de serem símbolos de sentimentos tão nobres, na China, quando um homem ia pedir a mão de uma mulher em casamento, ele costumava presentear o pai dela com um casal de patos-mandarim. Por ser uma ave de fácil cuidado, o pato-mandarim é uma das aves mais criadas e vendidas, sendo destinadas exclusivamente para o ornamento.

  Entenderam agora por que que eu tive que fazer um post exclusivo pro pato-mandarim? Ele é muito lindo e uma simples descrição não seria o bastante para ele.

  Abraços =)

2 comentários:

  1. Denada.MEU CÃES TAMBÉM COMEM RAÇÃO E AS VEZES COMIDA NORMAL.Eu adorei esse patinhuu.
    Obrigada por botar meu banner ;)
    Abraços..
    Barbara

    ResponderExcluir
  2. é magnifico o pato mandarim! sou louco pra criar.. mas aqui no nordeste(NATAL-RN)nao conheço nenhum criadouro!

    ResponderExcluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog