terça-feira, março 08, 2011

4

Gerbil (parte 1)

Arquivo: Gerbil.JPG
Foto

  Minha obsessão por roedores continua firme! Fazer um post sobre o gerbil era algo que eu estava pensando em fazer faz já um tempão. Pois não é que finalmente saiu? Bem, se você quer ter um, nem precisa ler este post. Agora se você pensa não apenas em ter um, mas criar um gerbil para ter mais um amigo, para proporcionar à este roedor uma vida saudável e feliz, este post está bem completo (sem falsa modéstia).

Definição: Gerbil é um roedor da família Gerbilinae muito pequeno, com um comprimento de 10 centímetros sem a cauda (que mede cerca de 9), e com um peso de 50 a 100 gramas. É original das áreas desertas e semidesertas da Mongólia (tanto que também é conhecido por "esquilo da Mongólia"), do nordeste chinês, da Ásia Central, África, Turquia e Índia. Possui orelhas pequenas, patas dianteiras maiores que as traseiras, olhos um poucos "saltados" (comum também em outros roedores, como os hamsters e ratos) de cor preta ou vermelha. Como qualquer outro roedor, seus dentes incisivos crescem durante toda a sua vida, fazendo com que ele tenha que estar roendo alimentos e objetos duros constantemente. A expectativa de vida de um gerbil é de cerca de 4-5 anos.

  Sua pelagem original é marrom dourado, com as pontas de pêlos pretas. Mas, em cativeiro, através de mutações, ele adquiriu pelagens marrons (tanto claro quanto escuro), albinas, ouro prateado, etc. Gerbils não produzem mau cheiro, não fazem muita sujeira nem barulhos excessivos. São bastante imunes à doenças, desde que sejam criados em ambientes higienizados. Isso reduz muito o gasto com veterinário.

  Gerbils possuem hábitos diurnos, perfeito para quem trabalha o dia todo e só tem tempo para dar atenção à ele à noite.

http://www.flickr.com/photos/benmckune/356055251/
Foto
Comportamento: Gerbils são animais dóceis, curiosos e brincalhões. Não são tão ligados ao ser humano quanto os cães, até porque nenhum outro animal é tão ligado ao ser humanos quanto os cães. São agitados e só mordem em casos extremos (como quando está sendo apertado). Gerbils são muito mais felizes morando com outro gerbil. Mesmo que você brinque com ele durante o dia inteiro (algo chato pra ele, já que o bicho estará tentando dormir), ele ainda não será completamente feliz. Porém você não deve apresentar um gerbil desconhecido, já que isso ocasionará brigas. O correto é que você já compre dois gerbils que tenham convivido juntos desde a infância, de preferência que sejam irmãos que convivem juntos desde o nascimento. Já adquirir 3 ou mais gerbils não é um erro, mas as chances de ocorrerem brigas são maiores.

Adquirindo um Gerbil: Pense muito antes de decidir "adicionar um gerbil à sua família" (isso é algo que deve ser feito em relação à aquisição de qualquer outro animal). Procure comprar de criadores responsáveis, que possuam experiência e conhecimento relacionados ao roedor. Todas as dúvidas que você tiver, pergunte à ele (qualquer resposta que você achar que não está correta, pesquise na internet). Ah, não se esqueça de comprar dois gerbils.

  Agora, caso não tenha como você comprar de um criador, a última opção que falta é comprar em uma PetShop/Agropecuária (comprar de fundo de quintal realmente não é aconselhável). Observe bem os gerbils, veja se não possuem cicatrizes, se o pêlo e os olhos estão brilhantes e se ele está relativamente sadio fisicamente. Provavelmente você comprará-lo durante o dia, então não estranhe se todos estiverem dormindo.

  Um grande erro das PetShops é vender gerbils doentes, fêmeas grávidas, ou mesmo confundir o sexo e te vender um casal. Por isso tome muito cuidado na escolha!

Alojamento: Você pode optar por três tipos de alojamento para o gerbil: aquário, gaiola ou a caixa de plástico. Este último é o menos recomendado porque ele começa a cheirar mal rapidamente, é mais fácil para os gerbils fugirem e eles podem roê-la por completo!

  A gaiola é uma boa opção para quem vive em locais muito quentes. Aconselha-se que ela fique dentro de uma caixa de papelão cortada, assim toda a sujeira que o gerbil fizer com suas cavações (falarei mais sobre adiante) ficará contida dentro da caixa.

10 gallon tank  Porém o correto mesmo é mantê-los num aquário, já que eles podem cavar à vontade e não correm muito risco de fugir. 2 gerbils vivem bem em um aquário de 50 litros. Para cada novo gerbil, adicione 50 litros (3 gerbils necessitam de um aquário de 100 litros, 4 gerbils de 150 litros, etc.).

  Na natureza, gerbils têm o hábito de cavar túneis, então deixe sempre uma forração funda para eles se divertirem. As mais recomendadas para esta espécie são: álamo, Carefresh e forração de sabugo de milho moído. Cubra 1/3 do viveiro com forração. Além de cavarem, eles também irão enterrar comida, amontoar serragem e a forração absorverá o xixi dos gerbils.

  Adicione ao viveiro dos gerbils também: um bebedouro e comida (recomenda-se que com seja comprada a ração pré-misturada própria para gerbils). Não precisa comprar um comedouro, já que os gerbils provavelmente enterrarão a comida, mas caso aches necessário, um de cerâmica já serve. Adicione brinquedos também, como as rodinhas para hamsters (sem aberturas, pois o rabo dos gerbils podem prender-se nelas).

Animation Gerbil

  Em relação à reprodução e às doenças, há muita informação importante a ser dita. Por isso deixarei para a próxima parte deste post.

  Abraços =)

4 comentários:

  1. Meu gerbil tem 2 meses, será que eu não posso nem tentar colocar outro gerbil pra morar com ele?
    E quanto a quantidade de ração? Ele tem feito muito cocô ultimamente. ^^
    Valeu pela postagem! Me esclareceu bastante!

    ResponderExcluir
  2. Ooi, @Goltana. Obrigado por comentar no blog, é bom saber que ele está sendo útil.

    Quanto à comida, eu acredito que seja o mesmo esquema do hamster. Encha todo o comedouro. Quando ele ficar com fome simplesmente vai lá comer a quantidade necessária. Quando a comida ficar escassa, encha novamente o comedouro =

    No caso de colocar outro gerbil junto, pode sim. Mas é algo meio complicado. Entre neste link:

    http://latinoamerica.agsgerbils.org/portuguese/statement.html

    Leia a seção 2.2 O local de Apresentação. Lá explica direitinho todos os passos para apresentar gerbils desconhecidos.

    Espero ter te ajudado.

    ResponderExcluir
  3. eu infelizmente comprei ele doente porque não sabia nada sobre ele e ele acobou morrendo depois de ums dias ;(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, que chato isso :/ , infelizmente algumas agropecuárias não cuidam bem dos animais que vendem e acabam fazendo isso com os compradores.

      Excluir

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog