terça-feira, novembro 30, 2010

0

Catástrofes Naturais

*Tsunami: No modo seco e prático, tsunami é uma onda gigante que causa uma confusão geral. Mas, na verdade, tsunami é uma série de ondas, que continuam sendo gigantes, causadas por terremotos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas, movimentos abruptos das placas tectônicas, dentre outros motivos. A Tsunami mais famosa e mais assustadora dos tempos atuais foi a que ocorreu em 2004, chamada de Tsunami do Oceano Índico. Cerca de 285.000 pessoas morreram! Isso é muita gente! Outra tsunami histórica aconteceu, estima-se, entre 1650 a 1600 a.C., que ocorreu devido a uma erupção vulcânica na ilha de Satori. A onda formada teria ficado com uma altura entre 100 a 150 metros! Imagine você, feliz da vida andando pela florestinha, próximo a praia, quando uma onde de 100 metros começa a se formar no seu lado! De certo morre de susto antes da onda te acertar...


*Tornado: Tornado é um intenso redemoinho de vento formado por um centro de baixa pressão durante tempestades. Bem, acho que é só dizer que eles são furacões mais potentes, porém duram menos tempo e que destroem mais rápido, podendo chegar a incríveis 500 km/h. Eles se formam, normalmente, nos fins de tarde, horário em que a atmosfera se encontra mais instável, com forte turbulência e presença das nuvens Cumulonimbus. Eles podem ocorrer em qualquer lugar do mundo, mas são mais comuns nos EUA, no Uruguai, Paraguai, sul da Bolívia, norte da Argentina e porção centro-sul do território brasileiro (¬¬).


*Avalanche: Uma avalanche é uma quantidade de neve que se desprende de alguma montanha e começa a descer, em grande quantidade. Podem chegar a 160 km/h. Ela pode ser causada por ventos, passagem de esquiadores, propagação de som, dentre outros motivos. Se eu já me assusto quando estou no mar e uma onde me acerta por trás sem eu perceber, imagina então eu esquiando e olho pra trás me deparo com uma gigantesca quantidade de neve vinda na minha direção a 160 km/h. Bem, é melhor nem imaginar.



*Erupção Vulcânica: Erupção vulcânica é o nome dada a expulsão do magma, situado no centro da Terra, pra superfície. Geralmente "sai" magma (que ao entrar em contato com a superfície recebe o nome de lava) mas também existem erupções de cinzas (o caso daquele vulcão islandês de nome difícil) e raras erupções subglaciares, que ocorrem em vulcões cobertos por gelo, em que um gigantesco vapor de água ergue-se sobre o vulcão. Erupções vulcânicas não ocorrem no Brasil, já que todos seus vulcões estão extintos (que bom). Um fenômeno desses causa destruições por onde passar e liberam muito gás carbônico na atmosfera.




*Terremotos: Terremotos são movimentos da superfície da Terra causados por algum movimento subterrâneo das placas rochosas atividade vulcânica, etc. Eles são rápidos e, na maioria das vezes, não causam tanta destruição. Porém há casos de terremotos violentíssimos que destroem cidades, como eu vi uma vez na TV um numa cidade do Japão, país que é frequentemente atacado por estes fenômenos. Também não tem como não citar o caso "recente" do Haiti. Algo que todos os especialistas aconselham na hora de um terremoto é que, se você estiver dentro de casa, correr pra baixo de uma mesa.


Resultado da passagem de um forte terremoto


  Espero que tenham gostado do post.


  Abraços, Leo ;)

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog