domingo, novembro 28, 2010

0

Linces

  Linces são, provavelmente, os felinos menos conhecidos pelos brasileiros (deve ser porque eles só vivem em ambientes bem frios). Os linces estão localizados no Hemisfério Norte. Linces são felinos de porte médio, maiores que um gato doméstico, porém bem menores do que um leão, tigre ou suçuarana ( :P). Um exemplar possui cauda curta e orelha pontuda, com tufos de pelos na ponta. O habitat natural dos linces são florestas densas ou zonas em que vivam roedores e logomorfos (que tem como exemplo as lebres.). Estes felinos contém bigodes ultrassensíveis, patas largas e pelagem espessa como adaptações a vida na neve e no "constante" inverno.

  Existem 4 tipos de linces:


*Lince-Euroasiático: O lince-euroasiático possui tamanho médio, sendo o maior das espécies de  linces, variando de 80 a 130 cm de pé, com os machos pesando entre 18 a 30 kg e as fêmeas com um peso de 18,1 kg em média. É nativo das florestas da Europa e da Sibéria, onde é um dos predadores. Seu pêlo tem um tom cinza ou avermelhado, contento em sua pelagem manchas negras também. O lince-euroasiático é um animal de hábitos noturnos e vive sozinho quando adulto. Produz sons muito calmos e raras vezes pode ser ouvido, de modo que sua presença em uma área pode passar despercebida durante anos. Restos de presas ou marcas na neve são geralmente observadas muito antes de o animal ser visto.


*Lince-Ibérico: O lince-ibérico é uma espécie de lince que vive na Península Ibérica. É a espécie felina mais ameaçada de extinção, devido ao desaparecimento progressivo de coelhos, sua principal fonte de alimento, causado por doenças que afetam estes roedores como pneumonia hemorrágica viral e a mixomatose. Na falta de coelhos: veados, ratos, patos, lagartos, etc, podem entrar na sua dieta. Ele vive em lugares de características mediterrâneas, como bosques, matagais e matos densos. Possui hábitos noturnos e é exímio em subir em árvores. Pode percorrer 7 km em um dia. Em um território com um macho podem haver mais de uma fêmea. Os acasalamentos acontecem no período entre Janeiro e Março e, depois de uma gestação de 63 a 74 dias, nascem de 1 a 4 filhotes. O mais comum é nascerem 2 filhotes que receberão cuidados apenas das mães durante um ano, depois desse período se tornam independentes e abandonam o grupo. Um fato que eleva o baixo aumento populacional dos linces é que quando nascem 3 ou 4 crias, estas entram em combate, às vezes sem motivo, e acabam sempre sobrando 2 ou até 1, apenas.


*Lince-do-Canadá: O lince-do-canadá habita regiões do Canadá (estranho, não?) e parte dos EUA. Possui pelagem marrom-amarelada, muitas vezes com pontos marrons escuros. Os adultos têm um comprimento corporal de 67 a 107 cm e pesam de 5 a 17 kg. As partes superiores têm frequentemente uma aparência cinzenta grisalha e a parte inferior amarela pálida. A cauda é curta e quase sempre apresenta a ponta de cor negra. O lince-do-canadá é um animal noturno com uma dieta alimentar que inclui lebres, outros roedores, pássaros e peixes. Nascem de dois a três filhotes depois de cerca de 8 a 10 semanas de gestação. Os filhotes nascem pesando 200 g e são desmamados depois de completarem 5 meses de vida.

*Lince-Pardo: O lince-pardo vive na América do Norte, ele pode ser econtrado em quase todo o território dos EUA, ao sul do Canadá e no Norte do México. Ele pode vivfer em florestas, semidesertos, áreas urbanas ou até em pântanos. Possui listras pretas nas patas dianteiras e na cauda. O pelo é geralmente cinza ou em tons castanhos vermelho castanho. Um macho adulto tem 90 cm de comprimento e varia de 7 a 14 kg.


  Espero que tenham gostado do post especial sobre estes felinos que eu acho interessantíssimos

  Abraços ;)

Fonte: Wikipedia

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog