quarta-feira, novembro 24, 2010

0

Fazendo a prova (do ano passado) (continuação)

  Eu já estava enjoando de fazer este post ontem, então deixei uma parte pra trás, mas vou continuar!

MATEMÁTICA:


10- As raízes da equação x ao quadrado - 5x + 6 são números reais:

a) Compreendido entre 0 e 5
b) Menor que -1
c) Maior que 5
d) Compreendido entre -3 e -2
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

  Segundo minha professora de matemática, Sílvia, é preciso encontrar o x uma linha e o x duas linhas (não pra por os símbolos certinhos aqui no blog) através do famoso Teorema de Bhaskara. Após isso você encontrará os números 2 e 3. Então, acredito eu, que a resposta certa é a "a", já que 2 e 3 são números compreendido entre 0 e 5!

15- A soma de dois números é 27. O maior deles é igual ao dobro do menos. Quais são os dois números?

a) 7 e 14
b) 8 e 19
c) 5 e 22
d) 9 e 18
e) 6 e 12

  Caracaaa! Até os professores do meu colégio passam coisas mais difíceis!! Pra qualquer pessoa que saiba somar e multiplicar isso é muuuito fácil. Você vê as alternativas. A única soma em que o número maior é o dobro do que o menor e que resulta em 27 é a da alternativa "d".

16- O número 1024 pode ser escrito na forma de potência 2. Qual é essa forma?

a) 2 elevado a décima potência
b) 2 elevado a oitava potência
c) 2 elevado a nona potência
d) 2 elevado a sétima potência
e) 2 elevado a décima potência negativa
  
  Acho que qualquer abençoado que saiba fazer potenciação consegue fazer isso, né? Letra "a" a correta.

17- Pedro comprou 10 sacas de ureia por R$ 800,00. Quantos pagaria por 3,5 sacas desta mesma ureia?

a) R$ 200,00
b) R$ 280,00
c) R$ 275,00
d) R$ 240,00
e) R$ 320,00

  Outra muito fácil. Pra descobir o resultado é bom você dividir os 800 pelas 10 sacas de ureia. Assim dá pra saber quanto é o valor unitário dela, que é R$ 80,00. Então você multiplica esse 80 por 3,5 pra saber o valor caso compre este número de sacas de ureia. E o resultado acaba sendo R$ 280,00. Alternativa "b" a correta.

BIOLOGIA:

22- O limite de concentração de álcool etílico no sangue estabelecido para os motoristas revela que a nova legislação brasileira de trânsito é uma das mais rígidas do mundo. Apesar dos aspectos polêmicos, a "lei seca" pode mudar substancialmente os indicadores de mortalidade, particularmente no que se refere a:

a) gripe e pneumonia.
b) doenças do aparelho urinário.
c) acidentes vasculares cerebrais.
d) doenças sexualmente transmissíveis.
e) agressões e acidentes de trânsito.

  Qualquer pessoa que assiste um pouquinho de TV sabe que a lei seca foi feita pra tentar baixar o nº de mortes no trânsito. Por dedução, alternativa "e" a certa.

GEOGRAFIA:

23- A Teoria da Deriva Continental afirma que os continentes se separam a partir de um bloco único denominado Pangeia. O perfil do litoral de dois continentes possui um perfeito encaixe, embasando essa teoria. Assinale a opção que aponta corretamente esses continentes.

a) Oceania e América do Norte.
b) Europa e Oceania.
c) América do Sul e África.
d) África e América do Norte.
e) Antártida e Europa.

  Nem precisa ter estudado isso pra conseguir fazer. Contanto que você conheça o mapa-múndi já dá pra usar uma certa dedução. Vendo as "curvinhas" do litoral Leste da América e o Oeste da África percebe-se que eles já foram "encaixados" algum dia. Então, acho eu. a alternativa "c" é a certa.

  Acho que deu pra ter uma noção de que a prova que eu farei dia 27/11 não é lá um bicho-de-sete-cabeças, né? Acho que se ela continuar nesse nível, minhas chances de passar são grandes. Mas, do jeito que eu sou azarado, é capaz de, justamente no ano em que eu participar, eles dificultarem ela... Também não posso ir pra lá achando que vou passar porque, se eu não passo, me desespero. Posso passar e ter um ensino ótimo ou não passar e continuar em uma escola normal com um ensino normal. E a vida continua!

  Até o próximo post, abraços ;)

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog