segunda-feira, janeiro 03, 2011

0

Animais que estão se salvando da extinção

Foto original

  Vocês já deve ter ouvido falar que o número de espécie com risco de extinção aumentou. Na verdade isso ocorreu porque o alcance das pesquisas sobre este assunto se expandiram. Em tese, para a felicidade dos amantes da natureza (como eu), muitas espécies estão conseguindo se salvar. Pelo em 2008 era assim (a revista de onde eu peguei esta matéria é de 2008). Acredito eu que o ser humano esteja conseguindo, cada vez mais, consertar seus erros. Confira espécies que se salvaram do fim:

Foto
Urso-Panda: entrou na lista dos animais ameaçados de extinção porque a selva de bambus, seu habitat, murchou devido a urbanização acelerada da China. A solução foi: a ong WWF criou projetos  para ensinar a população a conviver com a espécie sem ameaçá-la. A população de ursos-panda era de 1400 em 1980. Felizmente ela cresceu para 2500 em 2004.

Ficheiro:Gymnogyps californianus -San Diego Zoo-8a.jpg
Foto
Condor da Califórnia: está ameaçada de extinção por causa da ocupação dos morros e da "famosa" poluição, porém, está, aos poucos, aumentando a população. Para isso foi necessário capturar as aves e criá-las em cativeiro. A espécie está sendo reintroduzida à natureza. Sua população era de 27 (O.o) em 1987. Graças a Deus ela aumentou (ainda que não muito, mas já é melhor) para 223 em 2008.

Ficheiro:AAAPhilippines 084.jpg
Foto
Búfalo Americano: por causa da "conquista do Oeste dos EUA", ou seja, colonização, acabou sendo quase varrido da Terra. Para que isso não acontecesse, reservas foram criadas, porém a população dos bichos só aumentou mesmo por causa da criação intensiva de búfalos em cativeiro. De 750 "indivíduos bubalinos" em 1970, ela saltou (e que salto) para 500 mil em 2008.

Ficheiro:Elephant near ndutu.jpg
Foto
Elefante Africano: por causa de idiotas friccionados por marfim, o elefante teve uma drástica diminuição de sua população. Além da proibição do comércio de marfim em vários países (ainda tem algum que legaliza? aff) o elefante teve sua população aumentada (de 100 mil em 1970 para 678 mil em 2008) graças a várias campanhas de preservação.

Foto
Falcão de Maurício: havia 6 indivíduos (Oo') dessa espécie vivos em 1975, por causa de espécies invasoras do seu habitat. Porém, 1000 deles residiam na Terra em 2006, porque pegaram um casal para cruzar em cativeiro e colocaram falcões europeus para chocarem seus ovos.

No Brasil...

Ficheiro:Ozotocerus bezoarticus.jpg
Foto
Veado-Campeiro: pessoas muito idiotas desavisadas matavam o pobre bicho achando que ele era o causador da febre aftosa, sendo que o pobre animal era mais uma vítima dela. Se salvou porque recebeu um espaço no Parque Nacional das Emas, em Goiás, sendo este exemplo seguido por outros estados mais tarde. Sua população passou de míseros 100, em 1980, para gloriosos 10 mil, em 2005.

Ficheiro:Golden Lion Tamarin Leontopithecus rosalia.jpg
Foto
Mico-leão-dourado: quase foi extinto porque seu habitat, a mata Atlântica, está extremamente ameaçado. Graças a reservas maiores maiores ele se "safou". Tinha uma população de 272 indivíduos em 1992. Esse número passou para 1200 em 2007, e até 2025 a meta é ter 2 mil micos-leões-dourado em liberdade.

Ficheiro:Caiman latirostris.jpg
Foto
Jacaré-de-papo-amarelo: Havia 2 mil jacarés-de-papo-amarelo vivos no Brasil. Por quê? Porque ele é outra vítima da destruição da mata Atlântica. Porém, este número passou para 20 mil indivíduos em 2007. Como? Em partes, o réptil se virou sozinho: fugindo para longe do litoral. Mas também foram criados vários criadouros.

  Espero que tenham gostado do post. Isso mostra que o ser humano é um babaca (alguns) por destruir a população de muitos animais. Mas também é inteligente (alguns) por tomar consciência de seus erros e tentar arrumá-los.

  Abraços =)

Fonte: Revista Superinteressante, outubro de 2009. Editora Abril.

Comentários:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t

Comente consciente!

Qualquer dúvida, leia as Regras do Blog